O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu "continuar agindo para atingir as capacidades militares do Hamas" e de outros grupos de Gaza.AFP

Cerca de 20 palestinos ficaram feridos nesta quarta-feira, 25, em confrontos com o exército israelense à margem de uma manifestação perto da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, informaram equipes de emergência.
Pela manhã, um palestino morreu em consequência dos ferimentos causados dias antes por tiros disparados pelo Exército israelense durante confrontos ao longo da barreira fronteiriça, onde há forte presença militar israelense.
Publicidade
"Cerca de 20 palestinos ficaram feridos, alguns deles com balas de verdade disparadas" por soldados israelenses, informaram membros da equipe de emergência palestina. "Eles foram transportados a um hospital de campanha ao oeste de Jan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.
Várias facções palestinas, inclusive o Hamas, no poder, haviam convocado uma nova manifestação, que contou com cerca de 3 mil pessoas para protestar contra o bloqueio imposto pelo Estado hebreu há 15 anos.
Publicidade
Vários policiais palestinos presentes tentaram impedi-los de se aproximar da barreira, informaram jornalistas da AFP. Mas alguns conseguiram avançar e atiraram pedras na direção das forças de segurança israelenses.
O exército disparou balas de borracha, projéteis reais e bombas de gás lacrimogêneo, de acordo com uma equipe da AFP.
Publicidade
No sábado, cerca de 40 pessoas, entre elas um garoto de 13 anos, também foram feridas por tiros israelenses, segundo as autoridades de Gaza. Entre elas estava Osama Khaled Daiah, de 32 anos, que faleceu esta quarta-feira.
Uma multidão se reuniu no campo de refugiados de Jabalia (norte), de onde ele era, para assistir ao funeral. Um membro das forças de segurança israelenses foi atingido por tiros procedentes do enclave palestino e continua em estado crítico.
Publicidade
Há pouco mais de três meses, Israel e Hamas assinaram uma trégua após os piores incidentes em anos. Durante 11 dias, em maio passado, Israel bombardeou a Faixa de Gaza em retaliação às centenas de foguetes lançados deste território.