![Morcegos do Sul da Ásia possuem outros coronavírus que podem infectar humanos - FreeImages](https://odia.ig.com.br/_midias/png/2018/06/22/1200x670/1_morcego-7118210.png)
Segundo a pesquisa, o Sars-CoV-2 e seu novo “parente próximo” dos morcegos compartilham várias características. Há evidências de que o vírus poderia evoluir naturalmente, sem qualquer interferência artificial, para alterar seus genes.
O novo vírus, catalogado como RmYN02, foi encontrado em 227 amostras coletadas no sudeste da China, na província de Yunnan. Assim como o Sars-CoV-2, o parente próximo tem inserções de aminoácidos nos “spikes”, os espinhos de proteína que cercam o vírus e funcionam como porta de entrada para as células humanas.
Estas inserções de aminoácidos são responsáveis pela capacidade do novo coronavírus de causar a Covid-19. Anteriormente, eles eram considerados pouco usuais neste tipo de vírus, critério que deu força à conspiração de que o Sars-CoV-2 teria saído de um laboratório.
“Nossa descoberta sugere que este tipo de inserção, que parecia ser pouco frequente, pode, de fato, ocorrer naturalmente em um betacoronavírus animal”, afirmou o professor Shi Weifeng, diretor do Instituto de Biología Patógena de Shandong. “Há fortes evidências de que o Sars-CoV-2 não escapou de um laboratório”.