Brasil aplicou mais de 7,1 milhões de doses de vacina contra a covid
Brasil aplicou mais de 7,1 milhões de doses de vacina contra a covidFoto: Rômullo Espíndola
Por O Dia
Reino Unido - Dados divulgados pela Public Health England (PHE), a agência do Departamento de Saúde do Reino Unido, mostraram que uma única dose da vacina Oxford-AstraZeneca ou da Pfizer-BioNTech é capaz de reduzir em 80% as chances de hospitalização pelo novo coronavírus de idosos acima dos 80 anos. De acordo com matéria publicada na BBC, as informações do governo britânico apontam que a proteção superior a 80% foi observada de três a quatro semanas, depois da aplicação da primeira dose dos dois imunizantes. Entretanto, os cientistas defendem a aplicação da segunda dose, para garantia de proteção mais perto de 100% possível.

O estudo foi feito com adultos acima de 70 anos e ainda não foi publicado em uma revista científica, onde é preciso passar pela chamada revisão dos pares, uma avaliação do conteúdo por cientistas independentes. No Brasil, apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado definitivamente o registro da vacina da Pfizer-BioNTech, ainda não há um contrato fechado de compras deste imunizante pelo governo federal. Já a Oxford-AstraZeneca, teve lotes comprados e está sendo produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na última semana, autoridades de saúde da Escócia divulgaram dados semelhantes aos da PHE, classificando os resultados como "espetaculares". Pesquisadores israelenses publicaram na revista científica New England Journal of Medicine que a prevenção à hospitalização foi de 78% após 21 a 27 dias da primeira dose da vacina da Pfizer, e de 87% após a segunda.

Para o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, os resultados divulgados pela agência são muito fortes. "Eles podem explicar por que o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) entre pessoas com mais de 80 anos no Reino Unido caíram significativamente nas últimas semanas."

Mary Ramsay, chefe de imunização da Public Health England, ratificou que há evidências crescentes de que as vacinas estão conseguindo reduzir infecções e salvar vidas. "Embora ainda haja muito mais dados a acompanhar, o que vamos é encorajador e nos deixa cada vez mais confiantes de que as vacinas estão fazendo uma diferença concreta."