Por lucas.cardoso

Madri - Os quatro suspeitos dos ataques em Barcelona e Cambrils, que deixaram 15 mortos, foram acusados nesta terça-feira por assassinatos de natureza terrorista pela justiça espanhola.

Atentado terrorista com van em Barcelona matou 14 e feriu mais de 100AFP

Os quatro foram acusados por "pertencer a uma organização terrorista, assassinatos terroristas e posse de explosivos", entre outras acusações e são sobreviventes de uma célula de 12 membros que a polícia aponta como responsável pelos atentados em Barcelona e Cambrils, que deixaram 15 mortos. 

O primeiro a prestar depoimento foi Mohamed Houli Chemlal, que admitiu ao um juiz espanhol que ele e seus companheiros planejavam um atentado de maior potencial. Ele ficou ferido em uma explosão acidental em uma casa na região da Catalunha na qual o grupo fabricava explosivos, ato que teria precipitado os ataques.

Os quatro suspeitos foram levados nesta terça-feira à Audiência Nacional de Madri, jurisdição encarregada dos casos de terrorismo.

Os outros oito integrantes do grupo morreram, seis deles abatidos pela polícia e dois em uma explosão acidental em uma casa de Alcanar (200 km ao sul de Barcelona), onde o grupo fabricava explosivos para os atentados.

Os acusados, além de Chemlal, são Driss Oukabir, Mohammed Aallaa e Salh El Karib. Os atentados foram reivindicados pelo grupo Estado Islámico.

Você pode gostar