Por marlos.mendes

Califórnia - Subiu para 17 o número de mortes provocadas pelos incêndios no Norte da Califórnia. O último boletim foi divulgado na noite desta terça-feira (madrugada de quarta no Brasil). Equipes do Departamento de Florestas e Proteção continuam trabalhando intensamente contra os focos de incêndio. As áreas mais atingidas são os condados de Napa Valley e Sonoma, a região vinícola californiana, a maior produtoras de vinhos do país.

Focos de incêndio na Califórnia. Governador decretou estado de emergência AFP

O número de relatos de pessoas desaparecidas também preocupa o governo do estado. Só em Sonoma County, foram recebidos mais de 200 relatos de pessoas desaparecidas entre domingo e terça-feira. O governo informou ter localizado 45 pessoas, mas o número das quais não se tem informações ainda é alto.

A imprensa local informa que nem todas as pessoas teriam conseguido receber os avisos de evacuação obrigatória, que começaram no domingo à noite. Segundo eles, isso pode ter causado mais mortes.

Os incêndios começaram de maneira explosiva no domingo à noite, alimentados pelos fortes ventos, que diminuíram nesta terça. Mas, mesmo com a diminuição dos ventos, o balanço divulgado nesta terça-feira continua negativo, já que os ventos locais dificultaram o combate e fizeram com que as labaredas se alastrassem rapidamente, criando novos focos.

Sobe número de mortos em incêndio na Califórnia Corpo de Bombeiro de Santa Bárbara / Divulgação

"Os ventos que alimentaram essas chamas na noite de domingo e na manhã de segunda-feira se reduziram significativamente, mas ventos locais e condições de seca continuam apresentando um desafio", disse o Corpo de Bombeiros da Califórnia.

Mais de 1.000 homens continuam trabalhando com o apoio de seis helicópteros da Guarda Nacional, que lançam água para combater o fogo.

Foram emitidas ordens de evacuação, em particular nos condados de Napa e Sonoma, e as autoridades publicaram a lista dos abrigos disponíveis. Cerca de 20 mil pessoas tiveram que sair de casa no domingo e continuam sob ordem de não regressar às residências. As chamas arrasaram mais de 46.500 hectares em todo o estado e destruíram mais de 2.000 casas e bairros inteiros, segundo o gabinete do xerife do condado de Sonoma.

Os incêndios também causaram o fechamento de vias e estradas locais. O hospital regional de Santa Rosa foi evacuado, segundo seu site. Eles afirmaram que "Todos os pacientes estão seguros e foram levados para outros hospitais" e informaram que "Devido às ruas impedidas, as instalações atualmente estão inacessíveis"

O presidente Donald Trump declarou estado de desastre e liberou recursos federais para ajudar no combate dos 17 grandes focos de incêndios florestais

Com informações da Agência Brasil e AFP

Você pode gostar