Todos os 11 postos de saúde do município realizam o exame e o resultado sai em 20 minutosDivulgação / PMN

Nilópolis - Enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde de Nilópolis, estão aptos para realizar o teste de antígeno no nariz (cotonete) para detecção da Covid-19. Eles passaram por treinamentos nesta segunda-feira (10/01) e terça-feira (11/01). Todos os 11 postos de saúde do município realizam o exame e o resultado sai em 20 minutos.

O teste é feito em pessoas que apresentam os sintomas da Covid-19. O primeiro passo é preencher um formulário. Em seguida, a pessoa é encaminhada para uma sala reservada, onde fará o teste em dois minutos. É necessário ser morador de Nilópolis.

Os testes podem ser feitos nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 9h as 12h e de 14h as 16h - Divulgação / PMN
Os testes podem ser feitos nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 9h as 12h e de 14h as 16hDivulgação / PMN
"Ele tem uma técnica diferente dos outros testes. Por ele ser um teste rápido, o paciente já tem o resultado de 15 a 20 minutos e consegue seguir a quarentena com as medicações corretas no tempo hábil", disse Juliana Gomes de Oliveira, que atua como enfermeira há três anos no posto do Cabral.

Os exames só são realizados em casos de pessoas com sintomas, que tiveram contato com quem apresentou resultado positivo para Covid-19 ou receberam encaminhamento do médico para fazer o teste.

A rede dispõe de três exames: rápido (dedinho), indicado para pacientes com sintomas leves, antígeno por SWAB (cotonetes), indicado para quem tem síndrome gripal (dores de cabeça, febre e congestão nasal) e o RT-PCR SWAB (realizado em pessoas com síndrome gripal e com resultado em 48 horas, pois realiza o sequenciamento genético com carga viral).

Os testes podem ser feitos nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 9h as 12h e de 14h as 16h.

Endereço dos Postos de Saúde

Posto Central
Rua João Pessoa, 1530, Centro.

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral

Posto A. de A. Machado
Rua Mário Valadares, s/n, Novo Horizonte

Posto Dorvil Almeida Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

Posto Médico Rosa Maria Perez
Rua Mal. Deodoro, 555, Nova Cidade.
Posto Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/n, Olinda.

Posto Programa de Saúde da Família – Olinda II
Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis.

Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico
Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico

Posto Dr. Armando Almeida – Chatuba
Rua: Marques Canário, 970

Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, sem número, Cabuís