Pontos são estratégicos para os salva-vidas, que em 2019 atenderam 13 mil afogamentos na orla oceânica - Divulgação/Prefeitura de Niterói
Pontos são estratégicos para os salva-vidas, que em 2019 atenderam 13 mil afogamentos na orla oceânicaDivulgação/Prefeitura de Niterói
Por O Dia
Niterói - A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira três postos guarda-vidas, dois deles em Piratininga e o outro em Itaipu, para uso do Corpo de Bombeiros por meio de um convênio estabelecido entre a corporação e a Municipalidade.
Em cerimônia de entrega de chaves, realizada no Posto 1 – batizado de Subtenente BM Aires – o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, Axel Grael, que representou na ocasião o prefeito Rodrigo Neves, lembrou da missão do governo de captar recursos para projetos de melhorias para a população da Região Oceânica, que incluem os postos salva-vidas. Segundo ele, será um total de cinco a serem instalados: os próximos serão em Camboinhas e Itacoatiara.
Publicidade
“A escolha de cada ponto foi pensada em conjunto com diversos parceiros e autoridades levando em conta cobertura à região e baixo impacto”, justificou Axel.
O Comandante do 4º GMar, tenente-coronel Júlio Melo, disse que a entrega dos postos era um presente muito esperado pelos bombeiros, que em 2019 realizaram 13.722 salvamentos. Além disso, Júlio Melo destacou duas novidades para o verão de 2020: o apoio da recém-adquirida aeronave, a sexta da frota, que voa por piloto automático e sem visibilidade, e as novas bandeiras que tornam muito mais fácil a identificação do estado do mar pelos banhistas.
Publicidade
Cada local já é ponto de referência para a população atendida em casos de mal súbito, crianças perdidas e outras situações rotineiras nas orlas.
“Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe de governo que vai até o fim para entregar os projetos com os quais se compromete. Como parte da corporação, já trabalhei um tempo com salvamentos e os bombeiros precisavam de um local com adequações às suas necessidades”, destacou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel bombeiro Wallace Medeiros.
Publicidade
Os postos das praias de Camboinhas e Itacoatiara já estão em construção. As estruturas possuem dois pavimentos, depósito, banheiro e um observatório. O investimento é de R$ 842.089,86. A obra integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da região nas áreas de Ecoturismo e Gestão de Praias.
O Posto 1 de Piratininga ganhou o nome de Subtenente BM Aires, em homenagem ao subtenente bombeiro militar da reserva Marco Aurélio Aires de Almeida, pioneiro no serviço de salvamento marítimo do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, participante ativo do projeto Botinho no município e líder em campanhas em prol da criação de postos de salvamento nas praias de Niterói.
Publicidade
Aires dedicou mais de 30 anos a salvar vidas e faleceu em 2018. A viúva, Flávia Maria de Freitas, e a filha, Danielle de Freitas Aires de Almeida, estiveram presentes e receberam placas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele.
“Essa homenagem não é só para ele, mas uma forma de prestigiar todos os bombeiros que desempenham uma missão muito bonita que é cuidar e zelar pelo que temos de mais importante: a vida de cada um de nós”, disse Danielle, emocionada.