Construído no século XIX e há dezenove anos aberto à visitação pública, casarão abriga eventos de música erudita, literatura e artes visuais - Divulgação / FAN
Construído no século XIX e há dezenove anos aberto à visitação pública, casarão abriga eventos de música erudita, literatura e artes visuaisDivulgação / FAN
Por O Dia
Niterói - A obra de Clarice Lispector será celebrada em uma sequência de saraus mensais organizada pelo Solar do Jambeiro que começa neste sábado às 13h30. Recitando estarão os artistas Jorge Piri, Nilze Benedicto e Sol de Paula. A entrada é gratuita e a classificação etária, livre. Sessenta senhas serão distribuídas trinta minutos antes do início do espetáculo.
Ucraniana de nascimento e brasileira por criação, Clarice Lispector (10/12/1920 - 09/12/1977) produziu e nos relegou uma obra literária deliciosamente filosófica através de um olhar aguçado para as sutilezas da língua portuguesa e da vida cotidiana, tornando-se um dos nomes mais celebrados da história de nossa arte até os dias atuais.
Publicidade
"Clarice é tema recorrente em nossas reuniões de produção e em nossos projetos fixos. Sua obra é vasta e desvela o ser humano, início e fim da arte", diz Jordão Pablo de Pão, escritor e imortal pela Academia Niteroiense de Letras que assina a curadoria do evento. 
O Solar do Jambeiro se consolidou na prática cultural de Niterói como uma casa de arte ligada sobretudo à literatura, à música erudita, às artes visuais e ao teatro. De seu passado como residência de importantes personalidades da história local ao seu presente como instituição ativa e de democratização do acesso à arte niteroiense, a memória é a máxima deste casarão datado do século XIX e que há dezenove anos foi aberto à visitação pública. A programação de 2020 do Solar começou semana passada com um sarau em homenagem a João Cabral de Melo Neto.
Publicidade
O Solar fica na Rua Presidente Domiciano nº 195, São Domingos - telefones: 2109-2222 e 2109-2223.