Samba-enredo exalta trajetória do ortopedista, professor, esportista, diretor de hospital, pai de projetos socioculturais diversos, vereador e defensor dos direitos de idosos e deficientes - Divulgação / Regina Bittencourt
Samba-enredo exalta trajetória do ortopedista, professor, esportista, diretor de hospital, pai de projetos socioculturais diversos, vereador e defensor dos direitos de idosos e deficientesDivulgação / Regina Bittencourt
Por Irma Lasmar
Niterói - Uma escola de samba composta por 80% de idosos, com desfile todo coreografado e a rainha de bateria mais velha do Brasil - Eunice Alves das Neves, de 85 anos. A Mocidade Independente de Icaraí desfila na terça-feira de Carnaval, às 19h, no sambódromo montado na Rua da Conceição, trazendo - além de todo esse diferencial - o enredo em homenagem ao ilustre médico Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva. Falecido em 2015 aos 89 anos de idade, Gugu criou o projeto que leva seu nome e que promove, desde 1995, ginástica diária e gratuita para a terceira idade em várias praças e praias da cidade, somando hoje 40 núcleos espalhados por diversos bairros - sendo 37 de ginástica e dois de dança de salão, além de um coral - em um total de mais de cinco mil beneficiados.
A trajetória como ortopedista, professor, esportista, diretor de hospital, criador de projetos sociais e culturais diversos, vereador e defensor dos direitos dos idosos e dos deficientes, entre outras bandeiras, está no samba composto por Fabíola, Vania e Damião e cantado por Nem Mocidade. A letra também relembra o protagonismo de Gugu Bittencourt em fatos históricos para a cidade, como o carregamento da tocha olímpica (em virtude das Olimpíadas do Rio de Janeiro) e a implementação do Réveillon na Praia de Icaraí. 
Publicidade
Nascido em Niterói em 29 de abril de 1926, Gugu ingressou na Faculdade Fluminense de Medicina como primeiro colocado no vestibular de 1944 e se formou em 1949 recebendo o Prêmio Antônio Pedro com o melhor aluno do curso inteiro. Contratado pelo Hospital Antônio Pedro, chefiou o Ambulatório de Clínica Cirúrgica, o Pronto-Socorro e o Serviço de Ortopedia antes de se tornar o primeiro diretor da unidade após a incorporação pela Universidade Federal Fluminense, onde também foi professor. Foi sócio-diretor do Centro Ortopédico São Lucas, fundador e primeiro presidente da seccional RJ da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, um dos idealizadores do famoso grupo filantrópico Doutores da Ribalta e um dos organizadores da criação da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef). Na Presidência da Empresa Niteroiense de Turismo (extinta Enitur, hoje Neltur), realizou a primeira virada de ano popular na Praia de Icaraí. Precursor do halterofilismo e da corrida de rua  na cidade, promoveu na cidade várias competições nacionais. Escreveu em vários periódicos impressos e fundou o Jornal do Médico, vinculado à AMF. Também é membro imortal da Academia Fluminense de Medicina (AFM), atual Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj). 
O desfile intitulado "Gugu, tu és o tema... E nossa inspiração! 25 anos de pura emoção!" será o primeiro da última noite de apresentações e terá a participação em peso da família e de amigos do homenageado, incluindo a viúva, Regina Bittencourt, que hoje coordena o Projeto Gugu, e os dois filhos do casal - o ortopedista Carlos Francisco Bittencourt Silva, 39 anos, e a designer de produtos Maria Cecília Corrêa Bittencourt Silva, de 29 (que mora na Inglaterra e virá especialmente para desfilar). Gugu tem outros três filhos do primeiro casamento: os médicos Carlos Henrique e Rosana e a bibliotecária Márcia. Os nove netos e os quatro bisnetos confirmaram presença.
Publicidade
Sob o comando geral do presidente Chiquinho, a agremiação - sediada ao lado do túnel que liga Icaraí a São Francisco - foi campeã no ano passado, contando a história da ativista Karla Barcellos, filantropa niteroiense que lidera a campanha de conscientização sobre o lúpus na cidade e fora dela. Um desafio bem sucedido ao carnavalesco Flávio Nunes, que mais uma vez transformará responsabilidade social em um show emocionante.