MAC está entre as dez mais importantes obras arquitetônicas dos últimos 50 anos
Lista é do Instituto de Gerenciamento de Projetos, organização americana com sede na Pensilvânia
Por Irma Lasmar
Niterói - Uma das principais obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea foi incluído entre as dez construções mais influentes dos últimos 50 anos no mundo, listadas pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) - organização americana com sede na Pensilvânia. Um dos pontos turísticos mais difundidos do país desde sua inauguração, em setembro de 1996, o monumento com sua forma futurista, semelhante a uma nave espacial, tornou-se um marco da arquitetura moderna internacional e um orgulho para a cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2016 – seu grande presente de aniversário de 20 anos de fundação.
Outros monumentos clássicos que fazem parte da seleção são a Casa de Ópera de Sidney, na Austrália, o Museu Guggenheim Bilba, na Espanha, e o Burj Khalifa, em Dubai, Emirados Árabes - considerado o prédio mais alto do mundo.
Publicidade
Construído sobre a posição privilegiada do mirante da Boa Viagem, com vista panorâmica de 360 graus da Baía de Guanabara, o MAC promove exposições de obras dos mais importantes artistas brasileiros, além de manter uma exposição permanente de 1.217 itens do acervo do colecionador João Sattamini – a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil – cuja volumosa e valiosa doação foi o motivo da sua construção. Iniciada quando Sattamini residia na Itália em 1966, a coleção reúne peças produzidas entre as décadas de 1950 e 1990 de autoria de João Carlos Goldberg, Frans Krajcberg, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Mira Schendel e Carlos Vergara, entre muitos outros. O local conta também com outra mostra permanente constituída de centenas de peças presenteadas por artistas que ali realizaram exposições.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói possui ainda uma biblioteca com 40 mil publicações sobre arte moderna e contemporânea brasileira, entre livros, catálogos, teses e dissertações, revistas e multimeios, disponibilizados para consulta pública mediante cadastro. No subsolo do prédio ficam um auditório e um bistrô de alta gastronomia. Foram necessários cinco anos para erguer a obra, composta por quatro pavimentos, que juntos somam 16 metros de altura, em uma área de 2.500 metros quadrados. A partir da concretização deste projeto, a Prefeitura de Niterói convidou Niemeyer para realizar outros trabalhos na cidade. A série de intervenções urbanísticas que seguem uma faixa contínua na paisagem da cidade formam o chamado Caminho Niemeyer – onde o MAC é o centro das atenções e parada obrigatória de todos os turistas.
Publicidade
Cenário muito procurado por fotógrafos, servindo de pano de fundo para álbuns de noivos, debutantes e formandos, o museu recebeu em 2016 um concorridíssimo desfile da marca internacional Louis Vuitton e invariavelmente é palco de atividades ligadas a movimentos culturais e socioassistenciais. No local também são desenvolvidos projetos educativos relacionados à educação artística para moradores de comunidades carentes.
“O MAC é uma das obras mais influentes do mundo porque ele é completo! Tem uma arquitetura icônica muito bem acolhida na paisagem urbana de Niterói e no entorno da Baía de Guanabara, abriga uma potente coleção de arte contemporânea brasileira e mantém uma sólida programação artística. A genialidade de Niemeyer, a beleza dessa paisagem e a força transformadora da arte fazem do MAC esse museu único. Sorte de Niterói”, enaltece Marcelo Velloso, atual diretor do museu, que tem curadoria de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca.