O espaço ocupará uma área de mais de 100 metros quadrados - Imagem Internet
O espaço ocupará uma área de mais de 100 metros quadradosImagem Internet
Por O Dia
Niterói - O Campo de São Bento, em Icaraí, vai ganhar um ParCão. As obras começam na próxima semana e a previsão é que sejam concluídas em dezembro. O espaço voltado para os pets será instalado no entorno do bambuzal, num dos recuos próximos ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, ocupando uma área de mais de 100 metros quadrados.

O novo ParCão, de acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, seguirá os mesmos moldes das unidades implantadas pela Prefeitura de Niterói no Horto do Fonseca, e nas praças do Jambeiro e do Vital Brazil. O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural autorizou a implantação do espaço para cães no Campo de São Bento. Dez conselheiros foram a favor da medida, que foi um dos pedidos da população na consulta pública sobre melhorias para o parque.

“Niterói é uma cidade inclusiva para os animais. Nada melhor então do que criar um espaço reservado para eles em um dos mais importantes parques da cidade. Assim, eles poderão circular livremente e conviver com outros amigos de quatro patas”, diz a secretária.

Para o secretário municipal das Culturas, Victor De Wolf, os patrimônios culturais, arquitetônicos e/ou paisagísticos devem ser objetos vivos. Por isso, a inclusão do ParCão no Campo de São Bento segue essa premissa.

“Essa autorização dada pelo Conselho vai ao encontro do desejo dos moradores, ampliando o entendimento do valor afetivo do próprio Campo", destaca.

A diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac), Fernanda Couto, enfatiza que a criação do ParCão foi uma das demandas públicas.

“O local foi definido pensando não só na questão do ParCão propriamente dito, mas também pensando em preservar a maior quantidade de área verde possível, considerando que estará inserido num parque que é bem tombado municipal”, afirma.