Para frequentar bares, é obrigatório o uso de máscara - Luciano Belford/Agencia O Dia
Para frequentar bares, é obrigatório o uso de máscaraLuciano Belford/Agencia O Dia
Por O Dia
Niterói - A Prefeitura de Niterói ampliou os dias de funcionamento das academias, bares e restaurantes e permitiu a realização de eventos com música ao vivo. Outra decisão foi autorizar a retomada das atividades presenciais das escolas que oferecem cursos profissionalizantes, autoescolas e cursos de idiomas. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial do Município no último sábado, 10 de outubro, e já estão valendo.

Agora, as academias de ginástica também poderão funcionar nos domingos e feriados, das 7h às 14h, com funcionários e frequentadores seguindo os mesmo protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos para os demais dias da semana.

Os bares e restaurantes foram autorizados a funcionar nas sextas, sábados, domingos e vésperas de feriado até as 2h da madrugada. Bares e restaurantes também devem respeitar o distanciamento mínimo entre as mesas de 1,5 metro.

Uma novidade é a volta das apresentações com música ao vivo nos bares e restaurantes, mas sem aglomerações.

O uso de máscaras continua obrigatório na circulação em bares e restaurantes. Os consumidores podem retirar as máscaras na hora do consumo e músicos e cantores poderão ficar sem máscara apenas na hora das apresentações. Instrumentos musicais e equipamentos que forem compartilhados deverão ser higienizados a cada troca.

As apresentações ao vivo deverão ser suspensas em caso de sintomas de Covid-19 em músicos ou integrantes do staff ou temperatura acima de 37,2%. O profissional que testar positivo para Covid-19 ou com sintomas de síndrome gripal deve seguir a orientação de isolamento domiciliar de 14 dias a contar do início dos sintomas. Durante as apresentações, os músicos e evitar o compartilhamento de instrumentos e equipamentos.


Cursos - Nos cursos com aulas presenciais autorizados a funcionar a taxa de ocupação máxima das salas será de 50% e todos os protocolos de segurança para a Covid-19 e distanciamento social deverão ser seguidos, com uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização periódica dos ambientes.

A Prefeitura de Niterói vai manter a fiscalização sobre todos os estabelecimentos da cidade autorizados a funcionar e quem descumprir as determinações poderá receber advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição, suspensão de venda e/ou de fabricação, cancelamento do registro, interdição parcial ou total, cancelamento de autorização para funcionamento e cancelamento de alvará e multas.


Praças – As praças de Niterói poderão ser reabertas a partir do dia 20 de outubro, com exceção para as quadras poliesportivas, que deverão permanecer fechadas. A autorização também foi publicada no Diário Oficial do último sábado (10/10).