As barracas deverão manter um distanciamento de 1,5 metro - Imagem Internet
As barracas deverão manter um distanciamento de 1,5 metroImagem Internet
Por O Dia
Niterói -  A feira de artesanato da orla de São Francisco estará de volta ao bairro no próximo domingo (18). Autorizadas a retornar as atividades em Niterói desde o último dia 10, as feiras estão reabrindo gradativamente, de acordo a organização dos feirantes e apoio da Prefeitura de Niterói, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos e abordados no treinamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde com os artesãos. Por conta da pandemia do coronavírus, o horário estabelecido para funcionamento será de 9h às 15h.

Os artesãos passaram por um treinamento para atenderem seus clientes com segurança. Eles devem seguir todos os protocolos de higiene e proteção individual para reduzir o risco de contágio. O uso de máscaras é obrigatório para todos e os artesãos devem disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos, além de manter os produtos à venda também higienizados. As barracas deverão manter um distanciamento de 1,5 metro. O acesso dos artesãos às barracas deve ser feito apenas pela parte de trás, evitando a circulação pelas laterais e frente, facilitando assim o distanciamento interpessoal.

Lilian Marins, coordenadora da Casa do Artesão, que é ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, reforça que os artesãos estão recebendo todas as orientações e apoio para retornarem as suas atividades. A Feira da orla de São Francisco acontece todo segundo domingo do mês. Excepcionalmente em outubro, a feira será montada no terceiro domingo do mês. A coordenadora destaca ainda que a volta é facultativa.

“Neste primeiro momento a feira será montada entre a rua Aimorés e o restaurante Mocellin para evitar aglomeração. Estivemos no local com a Secretaria Municipal de Ordem pública e fizemos toda a medição do espaço para que isso não ocorra. Estamos seguindo todas as orientações e determinações do Gabinete de Crise para um retorno com total segurança para os nossos artesãos, clientes e familiares”, explica Lilian.