O hospital também vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes - Foto Luciana Carneiro
O hospital também vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientesFoto Luciana Carneiro
Por O Dia
Niterói - As obras do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Municipal Carlos Tortelly entram na reta final e, nas próximas semanas, o atendimento será iniciado para a população. Serão oferecidos exames de radiologia digital, tomografia computadorizada, mamografia, endoscopia, ecocardiografia e ultrassonografia. O espaço terá, ainda, laboratório de análises clínicas, podendo obter diagnósticos, como imunologia, bioquímica, hematologia e microscopia.

Uma das conquistas com abertura do CDI é a implantação do primeiro tomógrafo municipal. O equipamento, que realiza exames de alta complexidade, está disponível nas unidades estaduais e federais. Além do CDI, o hospital também vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes.

Esse é um investimento de mais de R$ 25 milhões em equipamentos, na infraestrutura e na equipe. Com este Centro, serão realizados, por mês, cerca de 1.200 tomografias, 3.300 raios X, além de 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias, entre outros exames. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, enfatiza que este é um importante investimento para a saúde municipal.

“Essa medida melhora a qualidade de atendimento da população e dos profissionais de saúde. A tomografia é um exame fundamental que vai agilizar o diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças. A unidade não vai atender apenas pacientes do hospital, mas sim toda a rede municipal de saúde, inclusive no atendimento ambulatorial, através de encaminhamento do Médico de Família, Unidades Básicas e das Policlínicas Regionais”, explica o secretário.

Rodrigo Oliveira destaca que também está sendo construído um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI), que vai disponibilizar mais 11 leitos, totalizando 20 leitos. A unidade conta também com um CTI exclusivo para pacientes com o novo coronavírus.

Atualmente, o Carlos Tortelly realiza cerca de 5 mil atendimentos mês na emergência. O Hospital também é referência no atendimento de pessoas com HIV e AIDS, com cerca de mil pacientes cadastrados.