Prefeito Axel Grael: participando com guardas mirins da cerimônia do Dia do SoldadoLucas Benevides
O evento contou com a participação de convidados especiais: a guarda mirim de Niterói. O projeto socioeducativo é desenvolvido pela Guarda Municipal de Niterói, sob a liderança do subinspetor Marcelo Coelho Xavier, conhecido como Comandante Xavier. Cerca de 80 crianças participam da iniciativa.
Após o evento, que contou apresentações do hino do Exército e da Bandeira, os convidados assistiram ao desfile da tropa da unidade. O prefeito visitou uma exposição montada pelo Exército Brasileiro, com equipamentos utilizados pela corporação como rádios e roupas de mergulho, entre outros.
O Forte do Gragoatá está localizado no trajeto do Caminho Niemeyer e será incluído no roteiro histórico e cultural do município. Para isso, o município vai realizar obras de infraestrutura no local, incluindo acessibilidade, para possibilitar a sua abertura à visitação. A ideia é integrar o forte ao circuito que engloba o percurso do Caminho Niemeyer e sua conexão com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), além dos outros fortes que já possuem visitas guiadas, como a Fortaleza Santa Cruz e o Forte do Pico.
O local conta com estrutura para o seu funcionamento rotineiro, mas para abertura ao turismo necessita de adaptações, como instalação de guarda-corpo e corrimão na escadaria, banheiro, estacionamento, iluminação e condições de acessibilidade, além da ampliação de placas indicativas no roteiro de fortes e atracadouros também foram temas abordados.
História
Em 1952, sendo governador do estado do Rio de Janeiro, Ernani do Amaral Peixoto o imóvel abrigou a seção fluminense da Colônia de Pintores do Brasil, por iniciativa do artista-plástico Levino Fânzeres (1884-1956), instituição por ele fundada para o ensino livre de pintura, numa experiência de curta duração.
Além do Forte do Gragoatá, a cidade conta ainda com sítios históricos, como a Fortaleza de Santa Cruz, o Forte do Pico, Forte São Luís e o Forte do Rio Branco.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.