Por helio.almeida

Rio - Um vídeo publicado na Internet mostra o momento em que a Polícia Militar entrou na Câmara dos Vereadores, na noite deste sábado, e retirou à força os profissionais da rede municipal de ensino, que ocupavam a Casa Legislativa em protesto ao plano de carreira da categoria proposta pelo prefeito Eduardo Paes. O Sindicato dos Professores (Sepe), deve entrar com um processo contra o estado.

O vídeo foi publicado no YouTube pelo Mídeia Ninja. Mesmo com a baixa qualidade das imagens, é nítida a forma agressiva que os professores foram retirados. Aos gritos de "sem violência", os policiais foraçaram a entrada. Chegando no Plenário, muitoas grevistas foram arrastados pelos agentes. Muitas pessoas pediam calma para os PMs, mas om pedido não foi aceito.

Um docente afirma que a PM usou até arma de choque para esvaziar o plenário. Do lado de fora, bombas de gás e spray de pimenta foram jogados contra grupo de manifestantes que tentaram impedir a ação. Ruas foram interditadas.

“Chegaram batendo, nos arrastaram para fora, senhoras foram esmagadas. Vi muitos colegas caídos, atingidos por armas de choque. Se a PM disser que reagimos, é mentira”, acusou o professor de Matemática Edson de Oliveira.

Cerca de 120 homens do 5º BPM e do Choque chegaram à Cinelândia por volta das 21h, atendendo a ofício da Casa pedindo ajuda para esvaziar o prédio. Um negociador tentou convencer os profissionais a sair pacificamente, mas os docentes, alegando que a PM não tinha um mandado de reintegração, resistiram.

Às 22h30, policiais arrombaram a entrada do Palácio pela Rua Evaristo da Veiga, e 40 homens entraram. Um manifestante atirou um sinalizador, o que gerou tumulto. Bombas de gás e cabeças de negro foram detonadas.

Marta Moraes, coordenadora do Sepe, afirmou que a categoria vai processar o estado. “Não há liminar pra realizar essa desocupação. Não é uma decisão da Justiça. É uma ordem autoritária. Não vamos aceitar que a ditadura seja reinstalada. Vamos mostrar isso para os nossos alunos”, reclamou.

Você pode gostar