BRT: Secretário diz que prefeitura não esperava tanto movimento
'Erramos ao subestimar passageiros', disse Osório
Por thiago.antunes
Rio - O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, admitiu que a prefeitura subestimou a demanda no projeto do BRT Transoeste, ao responder perguntas de estudantes da rede pública, que reclamaram da lotação no transporte, no evento Diálogo Jovem sobre Mobilidade, promovido nesta terça-feira pela Fetranspor.
“Nós erramos ao subestimar os passageiros do BRT. Fizemos um estudo para analisar a demanda, mas os moradores de Bangu não estavam incluídos”, assumiu o secretário. A justificativa para não inclusão de Bangu na contabilização é de que o bairro seria mais próximo da Avenida Brasil e que era esperado que os moradores não pegassem o transporte.
“Por causa do excesso de eficiência do BRT ficamos sobrecarregados”, disse o secretário, acrescentando que já foram encomendados mais veículos para reforçar a oferta. Para os próximos anéis viários, ele afirmou que a estimativa está sendo ampliada. “Estamos exagerando na demanda. O BRT TransBrasil terá duas pistas”.
Osório conversou com estudantes no ‘Diálogo Jovem sobre Mobilidade’Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Durante este ano, jovens trabalhadores do sistema rodoviário, estudantes da rede pública e busólogos (aficionados por ônibus e sua história) se encontraram para discutir alternativas para melhorar a mobilidade no trânsito carioca dentro do projeto da Fetranspor. Os resultados foram apresentados a uma banca composta por membros do poder público, terceiro setor, imprensa e ativistas sociais.
Publicidade
Vinte e cinco jovens foram instigados durante os encontros a falar sobre as dificuldades enfrentadas diariamente no trânsito. “Tivemos que pensar as soluções e fomos aprimorando as ideias. Esses são os resultados, esperamos que sejam aproveitados”, lembrou Fábio Roza, analista de empresa de transporte. Entre as alternativas apresentadas estavam treinamentos para motoristas e cobradores e noções de coletividade para todos os cidadãos.
Segundo Osório, os projetos apresentados que forem viáveis serão implementados. “Aproveito para convidar os jovens para participarem de nossas reuniões.”