Rio - Guardas municipais do 1º Grupamento Especial de Praia (GEP) prenderam um homem de 40 anos e apreenderam um menor de 13 anos, após dois furtos praticados contra turistas, na tarde desta quinta-feira, em Copacabana e Ipanema. As duas ocorrências aconteceram por volta das 14h.
Renato Pereira Martins, de 40 anos, foi preso na areia da praia de Copacabana, após furtar a câmera fotográfica de um casal de turistas argentinos. As vítimas estavam observando o mar e não perceberam quando o acusado puxou a câmera que estava em uma bolsa. Outros banhistas que estavam próximos viram a ação e acionaram a equipe do 1º GEP, que estava em patrulhamento.
Publicidade
O homem, conhecido como Renato Perninha, já havia sido preso pelos guardas há aproximadamente quatro anos e ameaçou os agentes. Ele foi encaminhado para a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), onde o caso foi registrado como furto e ameaça (artigos 155 e 147 do Código Penal).
Já o menor, de 13 anos, foi apreendido no Parque Garota de Ipanema. Ele furtou o cordão de uma turista do Rio Grande do Sul, que está passando férias na casa da família, em Copacabana. Após o furto, a vítima acionou os agentes, que estavam em patrulhamento entre a praia de Copacabana e o parque. Os agentes conseguiram apreender o menor e o encaminharam para a 14ª DP (Leblon), onde o caso está sendo registrado. Em seguida, ele será encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Nos dois casos, os pertences foram devolvidos para as vítimas.