Por thiago.antunes

Rio -  Os cerca de 200 manifestantes que protestavam no Centro do Rio, na manhã e começo da tarde desta quinta-feira, chegaram por volta das 15h30 em Copacabana, Zona Sul do Rio, próximo de onde o evento Fifa Fan Fest acontece. O grupo desceu na estação Cardeal Arcoverde e segue interditando a Rua Barata Ribeiro, na altura da Rua Rodolfo Dantas.

Manifestantes chegaram em Copacabana para protestar contra a CopaLeitora Cristal Dias

Policiais do Batalhão de Choque (BPChq) fizeram um bloqueio para tentar impedir a passagem dos manifestantes. No momento, o ato segue pacífico. Por volta das 16h40, o grupo chegou na Avenida Atlântica e caminha na pista sentido Ipanema. No entanto, meia hora depois, o grupo de manifestantes fez uma conversão e seguiu em direção ao Leme, próximo ao local onde está sendo realizado o Fifa Fun Fest, carregando faixas com os dizeres "Não vai ter Copa", "Gari vale mais que Neymar" "Estádio luxo, hospital lixo".

Segundo o Centro de Operações da prefeitura, o trânsito é desviado para as avenidas Prado Júnior e Atlântica, na pista sentido Ipanema. O tráfego é lento na região.

GALERIA: Manifestantes fazem protesto contra a Copa do Rio

Confronto na Lapa

Policiais e manifestantes que protestavam contra a Copa do Mundo entraram em confronto na tarde desta quinta-feira, na Lapa, Região Central do Rio, após um rapaz ser preso pela polícia. Objetos foram jogados nos agentes, que revidaram com bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Manifestantes fazem protesto contra o Mundial no Centro do RioAlessandro Costa / Agência O Dia

Cerca de 700 ativistas iniciaram o protesto por volta das 10h30 contra a Copa do Mundo em clima da paz. Representantes de sindicatos e ativistas de diversos movimentos, inclusive black blocs e do Anonymous, seguiram pela Avenida Rio Branco em direção à Lapa, onde estavam concentrados em clima de descontração

A Tropa de Choque acompanhava a manifestação, que até então acontecia de forma pacífica. Os acessos do metrô em frente ao Theatro Municipal e na Avenida Rio Branco com Rua Pedro Lessa foram fechados devido ao protesto.

As portas do comércio da Av. Rio Branco foram sendo fechadas a medida que os manifestantes passavam. Muitos clientes ficaram presos dentro das lojas com medo de um possível tumulto. O comércio estava previsto para fechar às 15h desta quinta, mas por conta das passeatas, as atividades foram encerradas mais cedo. Se misturam aos manifestantes centenas de trabalhadores que foram liberados mais cedo das empresas por conta da estreia do Brasil na Copa do Mundo. O trânsito ficou complicado na região.

Manifestantes fazem protesto contra o Mundial no Centro do RioAlessandro Costa / Agência O Dia

Tumulto em São Paulo

Manifestações contrárias à realização do Mundial ocorrem por todo o Brasil. Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar de São Paulo entrou em conflito com cerca de 20 ativistas, na capital paulista, por que o grupo não atendeu ao pedido da corporação para se afastar da Radial Leste, via que será a ligação das delegações com a Arena Corinthians, na abertura da Copa do Mundo.

Pelo menos um homem foi detido e uma repórter da CNN ficou ferida por estilhaços de bala. A polícia jogou bombas de gás e de efeito moral para tentar dispersar o grupo. Na ocasião, um homem foi detido por resistir às ordens da PM para desbloquear a rua e foi levado para a base da Polícia Militar.

Você pode gostar