Rio - O Procon realizou nesqu nesta quinta-feira uma fiscalização a pedido do Ministério Público, que recebeu denúncias sobre as condições de manutenção das instalações do Minimercado Rede Vida, localizado em Itaboraí. A sala de armazenamento da padaria do minimercado se encontrava com péssimas condições de higiene, podendo afetar a qualidade dos produtos lá armazenados.
Confirmando a denúncia feita no Ministério Público, a geladeira do estabelecimento possuía goteiras e estava enferrujada. Tanto a geladeira quanto a sala de armazenamento foram interditadas pelos fiscais durante 30 dias e só poderão voltar a ser utilizadas após as irregularidades serem sanadas e receberem nova vistoria do Procon Estadual confirmando a solução dos problemas.
O minimercado, localizado na Estrada da Conceição, também foi autuado por armazenar produtos diretamente no chão e por possuir em estoque 50kg e 800g de produtos vencidos entre goiabada, manteiga, mortadela, linguiça, requeijão e queijos prato, coalho e chedar, além de 4 litros de iogurte. Na área de produtos já expostos à venda os fiscais encontraram 12 potes de queijo minas light vencidos.
No estabelecimento também havia 10kg e 500g de produtos sem a data de vencimento, entre carne salsicha e carne bovina. Os fiscais descartaram 1kg e 500g de carne previamente moída, o que é proibido no estado do Rio. A carne só pode ser moída a pedido do consumidor e na presença dele.
Restaurante autuado no Centro do Rio
No Restaurante Boca do Forno, localizado na Avenida Almirante Barroso, os fiscais descartaram 12kg e 200g de produtos impróprios para consumo, tais como ricota, cebolinha, azeitona, biscoito, presunto, alcaparras e carne seca. Também foram encontrados na fiscalização 1litro e 800ml de cerveja com adulteração em seu rótulo, que apresentava o ano, mas não o mês de fabricação.