Por thiago.antunes

Rio - Em meio ao clima hostil e tenso que domina os complexos do Alemão e da Penha nos últimos meses, com inúmeros registros de confrontos entre policiais e traficantes, uma cena chamou a atenção no último sábado: um menor de idade decidiu se entregar à polícia durante ação na Vila Cruzeiro, na Penha. Esta foi a quinta rendição do ano naquelas comunidades da Zona Norte.

Num vídeo publicado em um blog na internet, D., de 16 anos, se aproxima de policiais na localidade conhecida como Vacaria. Na ocasião, ele afirma que vinha sendo procurado por um delegado e que tinha envolvimento com o tráfico de drogas da região. “O delegado veio aqui na minha casa e falou que se eu na fosse (até a polícia), ele ia vir aqui de novo”, disse o adolescente.

Diante da confissão, os policiais então solicitaram, para encaminhamento à delegacia, a presença da mãe do menor, que se desesperou ao presenciar a cena. “Mãe, já me entreguei. Fica tranquila”, ponderou o jovem. No entanto, ao chegar à 45ª DP (Alemão), não havia qualquer pendência em relação à sua atual situação. Ele foi liberado em seguida.

Entre a tarde e a noite de segunda-feira, foram registrados quatro tiroteios na Nova Brasília. O funcionamento do teleférico foi suspenso e técnicos realizaram inspeções para confirmar possíveis avarias. O policiamento foi reforçado com policiais de outras UPPs da região, do Batalhão de Operações (Bope) da PM e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

Você pode gostar