Por thiago.antunes

Rio - A Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza amanhã, a partir das 16h, a tradicional procissão de Corpus Christi pelas ruas do Centro. A caminhada partirá da Igreja da Candelária em direção à Catedral de São Sebastião, passando pelas avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile. A expectativa é de que 70 mil fiéis realizem o trajeto. Motivada pela proximidade da Jornada Mundial da Juventude, a procissão do ano passado levou 100 mil católicos às ruas.

Após a chegada à catedral, Dom Orani Tempesta, cardeal-arcebispo do Rio, celebra missa solene e dá a bênção com o Santíssimo Sacramento. Antes, às 10h, Dom Orani realizará outra cerimônia, na Igreja de Sant’Anna, também localizada no Centro da cidade.

Na Avenida Chile%2C fiéis se mobilizam para confeccionar tapetes de salMarco Campos / Agência O Dia

Seguindo a tradição de anos anteriores, a Arquidiocese pede aos presentes à procissão que levem um quilo de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos à população carente. A entrega dos produtos deve ser feita na entrada da Catedral de São Sebastião, onde postos de arrecadação estarão montados desde as 8h. Também está programada a montagem de tapetes de sal na entrada da catedral.

As peças medirão 3m x 2m e vão se estender ao longo de 400 metros pela Avenida República do Chile. Jovens ligados à Igreja Católica estarão mobilizados a partir das 5h para a confecção dos tapetes, que retratarão diversos temas eucarísticos e religiosos. Homenagem à Eucaristia, a festa de Corpus Christi foi instituída em 1264, pelo Papa Urbano IV, e é feriado nacional desde 1961.

Você pode gostar