Por felipe.martins

Rio - Não adianta ‘só’ assistir ao jogo. Tem de fazer selfie, postar nas redes sociais, ligar para o melhor amigo e ‘twittar’. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), até as oitavas de final, os torcedores enviaram 38,5 milhões de fotos, feitas dentro de estádios, de acordo com dados divulgados nesta semana pelas operadoras de telefonia. O que significa dizer que foram enviadas, em média, oito mil fotos por minuto, no período de maior tráfego de dados. O craque Neymar e a namorada Bruna Marquezine, assíduos nas redes sociais, não deixam os números mentirem.

No Instagram%2C Neymar posta foto com companheiros da SeleçãoReprodução Internet

O cálculo foi feito com base em imagens de tamanho médio de 0,55 MB, considerando o que foi enviado pelas redes de telefonia móvel e wi-fi (sem fio) instaladas pelas prestadoras nos estádios. O volume de ligações telefônicas bateu um bolão: foram feitas 3,3 milhões de ligações telefônicas até as oitavas de final da Copa.

A façanha foi possível graças às 4.738 antenas instaladas nos estádios pelas operadoras, numa parceria de infraestrutura de telefonia móvel e de banda larga, um investimento de R$ 226 milhões nas arenas, de acordo com o SindiTelebrasil.

A Telebras implantou um “anel óptico” de 15.280 km de extensão com equipamentos de última geração, que está sendo usada na transmissão de imagens dos jogos em alta definição entre as arenas e o Centro Internacional de Coordenação de Transmissão, no Rio.

Você pode gostar