Por paulo.gomes

Rio - O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrou na manhã desta sexta-feira uma cerimônia de restauração do Cristo Redentor. As obras tiveram início do ano, após partes do Monumento terem sido danificadas por raios que o atingiram em dezembro de 2013 e janeiro de 2014. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cristo Redentor, até então, vinha sendo atingido, em média, por seis raios a cada ano.

Mesmo com o mau tempo que faz no Rio nesta sexta-feira%2C o cardeal Dom Orani Tempesta%2C ao lado do Padre Omar Raposo%2C realizou a cerimônia de restauração do Cristo RedentorCacau Fernandes / Agência O Dia

Além de Dom Orani, a cerimônia contou com a presença do Padre Omar Raposo, reitor do Cristo Redentor do Corcovado, Paolo Dal Pino, presidente da empresa que patrocinou a obra, entre outros convidados.

A restauração aconteceu nos dedos polegar, indicador e médio da mão direita e em quatro pontos da cabeça. Além disso, o Monumento ganhou novos para-raios além de uma manta protetora. Mas a grande novidade foi a instalação de quatro câmeras na cabeça do Cristo, onde os visitantes poderão ser fotografados e verem o registro nas próprias redes sociais.

As câmeras instaladas, além de filmarem o local e fotografar os visitantes, estarão voltadas para a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara, mostrando, em tempo real, imagens destes locais a partir da visão do Cristo.

“É uma alegria vermos o Monumento completamente restaurado! E é maravilhoso termos conseguido ampliar seu sistema de proteção contra as descargas atmosféricas sem que nele houvesse qualquer alteração estética. Lindo, como sempre, e mais protegido, o Cristo Redentor está de braços abertos para acolher peregrinos do mundo todo”, destacou Padre Omar Raposo.

Você pode gostar