Por daniela.lima

Rio - Ao lado da Rodoviária de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, uma rua atrai milhares de sacoleiras o ano inteiro. A José Rafael Vieira, batizada de Rua das Confecções, concentra cerca de 50 lojas de fábrica, que oferecem descontos atraentes para quem busca produtos para revenda ou mesmo para consumo próprio. A especialidade do local são roupas de dormir e peças para cama, mesa e banho.

Na Sedução%2C peças íntimas como cuecas e calcinhas vendem mais. Também há produtos de sex-shopDaniel Castelo Branco / Agência O Dia


Na loja Foligno’s, que produz e vende roupas de dormir, a advogada Roberta Araújo, de 36 anos, explica o motivo de sua preferência por comprar ali: “Aqui tem roupas de qualidade e com o preço bem mais barato do que em outros locais. Sempre venho.”

Peças das confecções locais já foram vistas no Fashion Rio e na Rio-à-Porter, famosos eventos de moda na capital.

Próxima à Foligno’s, a Anderson Confecções tem mais de 100 funcionários que costuram, bordam e montam as peças. O gerente de venda do estabelecimento, Ricardo Kalil, 51, explica como funciona o comércio: “Muita gente vem comprar para revender. É um pólo de atacado. Alguns fins de semanas chegam dez ônibus vindos do Rio e até do Espírito Santo, São Paulo e Minas para conhecer a produção e comprar para revender.”

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas do Noroeste Fluminense, a maioria dos ônibus vem do Espírito Santo, principalmente de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Castelo, Vila Velha e Colatina. Também há uma parcela menor do Rio e Minas. Segundo o sindicato, o termo “sacoleiro” é o mais adequado para aqueles que vêm em excursão, já que o atacadista costuma comprar direto de fábrica ou com representante, e as mercadorias, neste caso, são entregues via transportadora. Os preços são mais em conta, pois os lojistas aplicam descontos em encomendas maiores.

As peças íntimas também são outra variedade do local. O dono da loja Sedução, Silnei Brandão, 25, garante que seu empreendimento vive cheio. “Tenho uma loja de cama, mesa e banho, mas a que dá mais público e lucro é a Sedução. Vendemos desde cuecas e calcinhas a produtos de sex-shop. Tem para todos os gostos”, brincou Silnei.

Incentivo para fábricas da cidade

Itaperuna sempre foi conhecida como um grande pólo de lingeries e roupas de dormir e comercializa suas peças para todo o Brasil, em especial, aos estados do Sudeste. O município produz cerca de 300 mil peças por mês.

O presidente do sindicato, Márcio Maia, ressalta a importância das fábricas para a região: “Temos 200 confecções, que geram 10 mil empregos. O país inteiro compra daqui. A economia fica aquecida e gera emprego.”Ele destacou que, em três meses, a cidade pode ganhar o título de Arranjo Produtivo Local e receber benefícios financeiros concedidos pelo governo federal, como linhas de crédito mais baratas.

Reportagem: Eduardo Ferreira

Você pode gostar