Por thiago.antunes
Rio - Familiares e amigos do estudante de biologia Alex Shomaker Bastos, 23 anos, assassinado com quatro tiros durante uma tentativa de assalto na Rua General Severiano, em frente ao campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Botafogo, Zona Sul do Rio, farão neste domingo, às 9h, ato de mobilização no campus local.
Alex Schomaker Bastos%2C de 23 anos%2C foi morto durante uma tentativa de assalto na noite de quinta%2C em Botafogo. Ele faleceu quando estava sendo operado no Miguel CoutoReprodução Facebook

"A morte dele não representa apenas um episódio destacado, mas expõe a fragilidade de nossas políticas de segurança pública e o descaso que temos com os programas de desenvolvimento social. Por essa razão, convido a todos, e não só aos próximos, para participarem desta mobilização, seja para homenagear esta pessoa querida, seja para reivindicar uma sociedade mais pacífica", relata trecho escrito pelos organizadores do evento.

O corpo de Alex será velado neste sábado, às 10h, no Memorial do Carmo, no Caju, e será cremado em seguida.

Abordado por dupla em motos

Segundo informações, o jovem esperava condução em um ponto de ônibus quando foi abordado por dois homens em duas motos. Os criminosos pediram a mochila de Alex. De acordo o 2º BPM (Botafogo), o jovem teria se negado a entregar a bolsa ou reagido a ação dos bandidos.
Publicidade
Ferido na perna, no tórax e no abdômen, Alex foi socorrido inicialmente no Hospital Municipal Rocha Maia, a poucos metros do local. Posteriormente, a vítima foi transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a cirurgia. Os criminosos fugiram sem conseguir levar a mochila. 

Parentes do jovem estiveram no Miguel Couto no início da madrugada. Abalados, eles não deram declarações aos jornalistas. Policiais da Divisão de Homicídios, que assumiram as investigações, também estiveram no hospital e realizaram uma perícia no local do crime. Eles buscaram câmeras de trânsito e de prédios próximos para, através das imagens, tentar identificar os criminosos. Pelo Facebook, a irmã do jovem, Olivia Furst, se posicionou.

Alex foi baleado em ponto de ônibus durante tentativa de assaltoBruno de Lima / Agência O Dia

Com o coração devastado, sem palavras bonitas para dizer, venho comunicar o falecimento de meu irmão ALEX SCHOMAKER BASTOS, assassinado às 21:30 desta quinta-feira, 08/01, no ponto de ônibus em Botafogo, próximo ao campus da UFRJ e ao hospital psiquiátrico Pinel. Tentaram levar a mochila dele, ele se assustou e os caras deram 6 tiros no corpo do meu irmão e foram embora.

ALEX era um rapaz de 24 anos, lindo, brilhante, que iria ter a sua cerimônia de formatura em Biologia e Educação pela UFRJ nesta 2a feira; dava aulas no CAP-UFRJ e no QI. Estava fazendo provas para o mestrado e para ser professor do Pedro II. Cheio de planos e desejos para o futuro, era um menino cheio de vida e saúde!
Publicidade
ALEX foi um dos seres humanos mais doces e amorosos que eu conheci na vida. Cara gente boa, tranquilo, bondoso, amoroso. Deixa um buraco. Nossa família está devastada.