Por victor.duarte
Rio - O comércio no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro está fechado após supostas ameaças de traficantes. Na Avenida Itaóca, na comunidade Nova Brasília, Zona Norte do Rio, apenas a Igreja Universal está funcionando à meia porta, enquanto todo o comércio da região permanece fechado.
Tráfico ordena fechar o comércio no Alemão%2C em represália a morte do traficante Gordo%2C contrariando a UPP local. Na foto%2C comércio fechado na rua Itararé%2C em RamosPaulo Araújo / Agência O Dia

Alguns moradores, que ficaram com receio de comentar e não quiseram se identificar, disseram que traficantes teriam mandado fechar o comércio desde sábado, quando a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) realizou uma operação no Morro do Céu, no Complexo do Caramujo, em Niterói, e matou Anderson do Nascimento da Silva, o "Gordo" ou "GD". O traficante era o segundo homem na hierarquia do tráfico no Complexo do Alemão. A operação terminou com seis traficantes mortos no total.

Publicidade
Na porta de um bar, na esquina da rua Doutor Noguchi, um casal reclamava da falta de opções de comércio. "Com esse calor todo, nem o bar abriu para a gente tomar uma cerveja. O clima está tenso", disse um morador do Lins, que não quis se identificar.
Na Grota, policiais que estavam em uma viatura relataram que a suposta ordem dos traficantes é apenas um boato. "As pessoas estão se baseando neste boato e por medo estão fechando as portas. Na comunidade, os serviços como lan house e padaria estão funcionando", afirmou o PM.
Publicidade
A equipe do O DIA flagrou apenas seis policiais fazendo a ronda a pé na região. Na Vila Cruzeiro, moradores relataram que o clima estava mais tranquilo do que no Alemão. Na Avenida Nossa Senhora da Penha, principal entrada da Vila Cruzeiro, o comércio mais próximo da favela permanecia fechado e os mais afastados estavam abertos.
Em nota, comandantes das UPPs Nova Brasília e Alemão afirmaram que não há registro de confrontos até o momento e que o policiamento segue sua rotina.