Por paulo.gomes
Rio - O nível do reservatório Paraibuna, que abastece o Rio de Janeiro, atingiu seu volume morto nesta quarta-feira. Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a usina hidroelétrica foi desligada no momento em que a água atingiu o nível zero. O Paraibuna é o principal reservatório de água do Estado. Além dele, Santa Branca, Jaguari e Funil abastecem o Rio.
Na última segunda-feira, o volume do Paraibuna 0,15%, caindo para zero dois dias depois. Mesmo com o reservatório atingindo o nível zero, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) não informou se o fato afetará a operação do Guandu.
Publicidade
Institutos de meteorologia garantem que, depois de um longo período de intenso calor e seca, o Rio vai entrar em estágio de chuvas, que deve durar pelo menos até o início de fevereiro. Na quarta-feira já foram registradas chuvas em pontos das zonas Sul, Oeste e Baixada Fluminense.
De acordo com a meteorologista do Climatempo, Bianca Lobo, a tendência é que, com a frente fria que chega ao estado, haja mais chuvas moderadas a fortes, principalmente nos finais do dia.