Rio - Os aplausos ao pôr do sol deram lugar à contemplação da Lua Cheia ontem, no Arpoador. Cariocas lotaram o ponto para observar o surgimento do satélite, que apareceu por volta das 18h05. “O legal é que coincidiu o momento do pôr do sol com o nascer da Lua”, comentou o engenheiro Ronaldo Rêgo, de 61 anos, que costuma ir ao local em noites de Lua.
A cor alaranjada chamava a atenção. O fenômeno ocorre quando a Lua está no horizonte. Nesse momento, o brilho dela tem que atravessar uma camada maior da atmosfera e parte das partículas de luz se dispersam. As partículas vermelhas são vistas com mais intensidade. À medida em que a Lua sobe no céu, a luz chega mais uniformemente e a cor muda para branco.
Em Copacabana, era possível observar o fenômeno com clareza. A única frustração foi dos fotógrafos que tentavam fazer fotos com câmeras de celular. Ao vivo, a imagem era de tirar o fôlego, mas nas fotos era apenas um pontinho de luz longínquo. Diante da lente teleobjetiva do fotógrafo João Laet, muita gente lamentou. “Uma dia ainda compro uma câmera igual a essa”, afirmava um turista resignado.




