Por thiago.antunes

Rio - O Jardim Botânico comemorou 207 anos neste sábado com uma programação diversificada. Quem puxou o “parabéns”, com direito a bolo, foram intérpretes de D. João (príncipe-regente português que fundou o parque) e de Carlota Joaquina, sua mulher. Os personagens históricos ainda comandaram um passeio pelos pontos mais importantes do jardim, como o as ruínas da antiga Fábrica de Pólvora e o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões. Essas trilhas serão repetidas neste domingo, com saídas às 9h, às 15h e às 16h.

Jardim Botânico%3A 207 anosSabrina Petry / Divulgação

A celebração continuou com a reabertura do Cactário do parque. A área tem agora 4 mil m², o dobro de antigamente, e conta com diversos cactos e plantas do tipo suculenta. Além disso, a instituição abriu visitação para o ateliê onde estão sendo restauradas quatro esculturas do Mestre Valentim, um dos principais artistas do Brasil colonial.

O lançamento do DVD 'Montanhas da Amazônia' e uma visita guiada ao Solar da Imperatriz completaram a comemoração. A estimativa do jardim Botânico era de, no total, 10 mil visitantes neste sábado e domingo.

Pelo menos 10 mil pessoas são esperadas hoje e amanhã no localUdo Kurt / Divulgação


Reportagem de Daniel Gullino

Você pode gostar