Por felipe.martins

Rio - Pela 15ª vez, a equipe do DIA manteve a tradição de excelência no jornalismo, vencendo a edição 2015 do prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), o mais importante das Américas. Desta vez, o jornal ganhou na categoria Infografia, com a página ‘O Labirinto de Getúlio’, que reconstruiu de forma minuciosa os momentos históricos que antecederam o suicídio do ex-presidente. Os organizadores do prêmio destacaram “o rigor e o cuidado nos detalhes combinados com informações valiosas e boas imagens da sua vida (Vargas)”.

O design da página e a infografia foram uma criação do infografista Gustavo Moore, e as ilustrações foram elaboradas pelo ilustrador Nei Lima. Moore, que já estava feliz por ter ficado entre os finalistas, comemorou o primeiro SIP da sua carreira. “Foi uma pesquisa muito minuciosa, com dados até hoje controversos. Havia contradições mesmo nas fontes oficiais. Entre pesquisa, design, textos e ilustrações, levamos quase dois meses pra fechar o trabalho”, contou.

Clique sobre a imagem para a completa visualizaçãoArte O Dia

Pelas redes sociais, o escritor Fernando Moraes comentou a premiação e parabenizou a equipe do jornal. “Não havia visto o jornal, mas pela reprodução dá para ver que é um trabalho incrível”, disse o autor de biografias ‘Olga’ e ‘Chatô’.

Este ano, o SIP reconheceu em 13 categorias o trabalho de jornalistas, fotógrafos e ilustradores comprometidos com o jornalismo de qualidade na luta pelos direitos humanos e a liberdade de expressão. “Nesta edição tivemos recorde de participação, com mais de mil inscrições, as quais refletem o grande interesse pelo prêmio”, destacou a presidenta da Comissão Organizadora do SIP, Marcela Noble Herrera. A cerimônia de premiação será realizada durante a 71ª Assembleia Geral da SIP, entre os dias 2 a 6 de outubro, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

Nei Lima%2C que desenhou a última noite de Getúlio%2C e Gustavo Moore%2C que projetou o info%3A vencedoresAlexandre Brum / Agência O Dia

Além do DIA, o SIP premiou outros dois jornais brasileiros. O ‘Diário Catarinense’, pela cobertura em Educação e o jornal ‘O Globo’, na categoria Fotografia, concedida a Sebastião Salgado, pela série ‘Ianomâmis: A guerra de um povo entre a vida e a morte’.

O Grande Prêmio SIP da Liberdade de Imprensa foi dado ao caricaturista equatoriano Xavier Bonilla, o Bonil, do diário ‘El Universo’, que tem denunciado os abusos cometidos pelo governo contra os jornais naquele país.

Você pode gostar