Trabalho sobre Getúlio leva o SIP, o prêmio mais importante das Américas

Arte de infografista e ilustrador do DIA vence a edição 2015 da premiação da entidade latino-americana

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Pela 15ª vez, a equipe do DIA manteve a tradição de excelência no jornalismo, vencendo a edição 2015 do prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), o mais importante das Américas. Desta vez, o jornal ganhou na categoria Infografia, com a página ‘O Labirinto de Getúlio’, que reconstruiu de forma minuciosa os momentos históricos que antecederam o suicídio do ex-presidente. Os organizadores do prêmio destacaram “o rigor e o cuidado nos detalhes combinados com informações valiosas e boas imagens da sua vida (Vargas)”.

O design da página e a infografia foram uma criação do infografista Gustavo Moore, e as ilustrações foram elaboradas pelo ilustrador Nei Lima. Moore, que já estava feliz por ter ficado entre os finalistas, comemorou o primeiro SIP da sua carreira. “Foi uma pesquisa muito minuciosa, com dados até hoje controversos. Havia contradições mesmo nas fontes oficiais. Entre pesquisa, design, textos e ilustrações, levamos quase dois meses pra fechar o trabalho”, contou.

Clique sobre a imagem para a completa visualizaçãoArte O Dia

Pelas redes sociais, o escritor Fernando Moraes comentou a premiação e parabenizou a equipe do jornal. “Não havia visto o jornal, mas pela reprodução dá para ver que é um trabalho incrível”, disse o autor de biografias ‘Olga’ e ‘Chatô’.

Este ano, o SIP reconheceu em 13 categorias o trabalho de jornalistas, fotógrafos e ilustradores comprometidos com o jornalismo de qualidade na luta pelos direitos humanos e a liberdade de expressão. “Nesta edição tivemos recorde de participação, com mais de mil inscrições, as quais refletem o grande interesse pelo prêmio”, destacou a presidenta da Comissão Organizadora do SIP, Marcela Noble Herrera. A cerimônia de premiação será realizada durante a 71ª Assembleia Geral da SIP, entre os dias 2 a 6 de outubro, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

Nei Lima%2C que desenhou a última noite de Getúlio%2C e Gustavo Moore%2C que projetou o info%3A vencedoresAlexandre Brum / Agência O Dia

Além do DIA, o SIP premiou outros dois jornais brasileiros. O ‘Diário Catarinense’, pela cobertura em Educação e o jornal ‘O Globo’, na categoria Fotografia, concedida a Sebastião Salgado, pela série ‘Ianomâmis: A guerra de um povo entre a vida e a morte’.

O Grande Prêmio SIP da Liberdade de Imprensa foi dado ao caricaturista equatoriano Xavier Bonilla, o Bonil, do diário ‘El Universo’, que tem denunciado os abusos cometidos pelo governo contra os jornais naquele país.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia