Por tiago.frederico
Local arrombado por criminosos na Suipa%2C no JacarezinhoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Rio - A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), no Jacarezinho, Zona Norte da cidade, sofreu dois ataques de criminosos esse fim de semana. O primeiro foi na madrugada de sábado para domingo e o segundo na madrugada desta segunda-feira. A presidente da instituição, Isabel Cristina, disse que não havia sinais de arrombamento nas instalações da Suipa.

"Isso é estranho. O muro de lá tem 3 metros de altura. Como alguém pularia?", questiona ela, que já colocou cerca de arame no local. "Mas elas foram cortadas", contou Isabel.

"Vamos ter que colocar câmeras de segurança. Não fizemos isso ainda porque não temos dinheiro, mas agora não podemos mais esperar", disse a presidente da Suipa. Os dois casos foram registrados na 25ª DP (Engenho Novo) e hoje de manhã foi feita perícia no local.

No primeiro ataque bandidos levaram seis filhotes de vira latas de aproximadamente 3 meses. Eles estavam presos em um local que teve as grades cerradas. Os animais estavam prontos para a adoção. "Já no segundo, os criminosos não levaram nada, mas quebraram uma porta do centro cirúrgico e soltaram um cavalo que tem problemas devido a um tiro de fuzil que tomou, por isso ele tem que ficar preso. Os vândalos ainda abriram as torneiras da baia do animal deixando tudo alagado, incluindo a serragem usada no local justamente para que ele se mantenha seco.

Peritos da Polícia Civil estiveram na Suipa nesta segunda-feiraEstefan Radovicz / Agência O Dia

O segundo ataque foi constatado pelo coordenador da veterinária da Suipa, João Wassita. "Cheguei hoje de manhã para trabalhar e me deparei com essa cena. Temos vigia 24 horas, mas a área é muito grande. E o que é estranho é que a região tem uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e os ataques vêm acontecendo cada vez mais", reclamou ele.

Segundo o veterinário, há duas semanas vândalos destruíram uma palmeira plantada na Suipa por Isabel em homenagem ao presidente do Conselho Fiscal da instituição, que faleceu. "E há dois meses roubaram os galos de briga", contou Wassita. A Suipa tem 4,5 mil animais, a maioria cães.

Cavalo com problemas foi solto pelos vândalosEstefan Radovicz / Agência O Dia


Você pode gostar