Rio - O inverno no Sudeste deve continuar com cara de verão, sem chuva, sem casaco e sem qualquer sinal de frio. Segundo Alexandre Nascimento, meteorologista do Climatempo, esse fenômeno acontece porque o El Niño está atuando e, com isso, as temperaturas neste inverno têm ficado, em média, acima da normalidade, como é esperado em um ano de El Niño — quando ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
Cláudio Silva, de 38 anos, estava na praia do Arpoador com a família, nesta sexta-feira, para se refrescar do calor. Ele mora em Duque de Caxias e foi para a Zona Sul do Rio para aproveitar a praia, em um dia quente de inverno. “Aqui é um lugar calmo, bem policiado. E para criança é ótimo porque o mar desse local é tranquilo”, comentou.
Cláudio brincava com o filho Bruno Silva, de 4 anos, no meio da tarde. “Temos ido muito à praia nesse tempo de inverno quente. Com criança pequena em casa, que fica pedindo para ir à praia, não tem opção de lazer melhor no calor”, disse o motoboy, que chegou às 10h da manhã ao Arpoador e saiu só às18h.
“Em época de verão também vamos bastante à praia, não tem mudado nada, estamos indo do mesmo jeito. A gente não tem inverno direito. Esquentou um pouquinho a mais e a gente já resolve ir para a praia aqui em casa”, contou Claudio, que gosta de brincar com o filho na água.
Ainda de acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, o El Niño ocasiona mudanças bruscas de temperatura e isso altera todo o clima. “Durante um inverno com influência do El Niño no Brasil, o Sul deve ser mais chuvoso, como tem sido, e o Sudeste deverá ser mais seco e mais quente que o normal para essa época do ano. Norte e Nordeste também terão o clima alterado, com temperaturas mais altas. De forma geral, pode-se dizer que não teremos um inverno tão rigoroso por causa desse fenômeno”, disse.
De acordo com o Climatempo, um grande sistema de alta pressão atmosférica deve persistir, deixando o ar bastante seco. A baixa umidade dificulta a dispersão da poluição, piorando a qualidade do ar. O Climatempo alertou para índices de umidade perto ou abaixo de 30%. No Rio, as temperaturas devem ficar entre 29°C e 31°C neste fim de semana.