Programa Detran e Você é usado por mais de três milhões de pessoas
Órgão cria serviço que envia e-mail para lembrar prazos de renovação de CNH e identidade
Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Mais de três milhões de clientes já utilizaram o programa criado pelo Detran-RJ em 2010 para avisar os cidadãos sobre o prazo de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a data correta para realizar a vistoria, entre outros serviços.
Chamado Detran e Você, a iniciativa surgiu após a criação da Operação Lei Seca, que identificou, durante as blitz, que muitos motoristas eram pegos de surpresa ao ver que a CNH estava fora da validade. Para receber os avisos por e-mail, é preciso realizar um cadastro simples informando nome, CPF, RG, data de nascimento, nome da mãe, CNH, Renavam e o endereço eletrônico que receberá os alertas. O cadastro dura menos de dois minutos.
Após concluído, o Detran-RJ envia informações sobre diversos serviços que são prestados. O objetivo é que o cidadão ou motorista mantenha a documentação em dia.
Além de avisar sobre o vencimento da CNH e da data da vistoria, candidatos a motoristas recebem e-mails lembrando o dia das provas práticas e teóricas de direção e sobre o vencimento da identidade. “Através do site do Detran, o motorista ou o cidadão preenche uma ficha com seus dados e passa a ser inserido no banco de dados do Detran e Você. Depois, o próprio sistema identifica quando o vencimento da Carteira de Habilitação se aproxima, por exemplo, e dispara um aviso”, explica Janete Bloise, diretora de Habilitação do Detran-RJ.
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Os alertas enviados pelo e-mail seguem datas específicas. O primeiro aviso é dado com 90 dias de antecedência. Caso a pessoa não se regularize, o segundo aviso chega com 60 dias. Se mesmo assim a regularização não for feita, ele receberá o terceiro e último aviso com 30 dias de antecedência. Portanto, são enviados três notificações para procurar o Detran-RJ antes de perder a validade da documentação. O serviço está disponível para qualquer cidadão.
Iniciativa aproxima Departamento do cliente
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A advogada Márcia Nascimento, de 48 anos, elogia a criação. Para ela, a medida diminui os transtornos que podem ser gerados no ambiente de trabalho. “Fiz o meu cadastro e do meu marido há pouco mais de 6 meses. Achei os avisos bem práticos. É um alerta mesmo. Quando mandaram o de 90 dias, já comecei a me organizar. Conversei com meu chefe com antecedência dizendo que precisaria de um período do dia nos próximos meses para renovar meu documento. Isso faz a diferença. Uma coisa é avisar no trabalho que vou ter que sair na próxima semana. Outra, é comunicar uma ausência nos próximos meses. Gostaria que tivesse serviços como esses em outros órgãos”, reforçou.
Para Walter Gil, analista de Sistema do Detran-RJ, a medida contribui para aproximar o órgão dos cidadãos, “Antes, víamos apenas os cidadãos em busca dos serviços. Agora, com o objetivo de melhorar cada processo e o atendimento ao cliente, trabalhamos também da forma inversa: vamos em busca do usuário para facilitar seu dia a dia”, define.
“Usamos a tecnologia a favor dos nossos clientes. Começamos disponibilizando o serviço para carteira de motorista e depois fomos ampliando para quase todos os nossos serviços. Nossa ideia é disponibilizar a ferramenta do Detran e Você para todos. Nosso intuito é que ninguém perca o prazo. Queremos todos com a documentação em dia”, reforça Janete.
- Aviso sobre a data de vencimento da CNH e da Identidade - Aviso sobre o prazo de vistoria de seus veículos - Aviso de que a Carteira de Identidade já está disponível no posto - Aviso sobre a data de agendamento da Carteira de Identidade - Aviso sobre a liberação do agendamento para exame de direção veicular