Sala Liás no Instituto Médico Legal foi inaugurada nesta semanaDivulgação/PMNI

O Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu inaugurou nesta semana um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres e crianças vítimas de violência. Batizado como Sala Lilás, o local foi criado por meio de uma parceria entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde.
As pessoas que registram ocorrência de violência em delegacias são automaticamente encaminhadas ao IML para realização de corpo de delito. A equipe atuante será multidisciplinar formada por policiais, assistentes sociais, psicólogas, orientadoras pedagógicas, enfermeiras e técnicas de enfermagem, que, além de realizarem os exames periciais, prestarão o atendimento de acordo com a necessidade de cada caso.
O local é composto por recepção, brinquedoteca, sala de atendimento técnico, clínica médica, perícia médica e clínica odonto-legal. De acordo com a secretária de assistência social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, a integração dos serviços tem como objetivo principal ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar a violência sofrida.
“Várias mãos lutaram para que essa conquista pudesse ser real. A Sala Lilás é um equipamento da Baixada Fluminense, pois funciona dentro do IML. Contudo o nosso prefeito Rogerio Lisboa assumiu a responsabilidade por estar dentro de Nova Iguaçu. Então, a Assistência Social, juntamente com a Saúde, realizou a obra e equipou o espaço para a mulher se sentir digna de ter um atendimento em um momento tão difícil da vida”, disse.
Presente à inauguração, o secretário de saúde Luiz Carlos Nobre Cavalcanti comentou sobre a representatividade da sala. “Essa sala será um instrumento de utilidade enorme para essa parte mais sensível da população que precisará mais do que nunca de uma recepção dessa grandeza”, comentou.