-
Por

Stephen Hawking era gênio ou simplesmente uma pessoa com deficiência? Pergunto por que no Brasil soa estranho chamar uma pessoa com deficiência de gênio. É habito achar que pessoas com alguma deformidade física ou sensorial sejam incapazes, mesmo que desenvolvam atividade de destaque na sociedade. Mas voltando a falar do físico inglês e respondendo à pergunta que fizemos, podemos dizer que ele era uma pessoa com deficiência e um gênio da física.

Nascido em 8 de janeiro de 1942, em Oxford, na Inglaterra, Stephen, aos 21 anos, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que gradualmente paralisa os músculos do corpo. Destacou-se por seus estudos sobre os buracos negros e sua relação com a cosmologia. Suas principais contribuições para a ciência receberam o seu nome, hoje conhecidas como os Teoremas de Singularidade de Hawking. O mundo perde o ícone com a morte de Stephen, aos 76 anos, ocorrida no último dia 14.

Apesar da deficiência incapacitante, Stephen manteve o humor, mesmo diante do progresso incessante da paralisia de seu corpo. Uma de suas frases, dita em uma entrevista a revista americana "Time", em setembro de 1993, quando foi considerado o único gênio vivo da humanidade revela bem esse humor; "Ninguém pode resistir à ideia de um gênio aleijado".

É irônico o fato de uma pessoa com tamanha incapacidade física ser considerada gênio, tendo se transformado em um ícone mundial que deixou sua marca sobre nossa compreensão do universo. Em outra frase emblemática e carregada de humor, ele se referiu à cadeiras de rodas como um instrumento que tirava sua privacidade. "A cruz de minha celebridade é que não posso ir a lugar algum sem ser reconhecido. Não basta colocar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas me entrega".

O fato é que a genialidade de Stephen não conseguiu esconder sua deficiência e nem sua deficiência conseguiu impedir a sua genialidade. E essa realidade acabou por servir positivamente à imagem das pessoas com deficiência. Seu saber, na maioria das vezes, fazia com que as pessoas o visem sem preconceito, não obstante a fática presença de sua deficiência lembrando a todos que limite e limitação são conceitos diferentes, como dito por ele, depois de embarcar num voo com gravidade zero em um Boeing 727 especialmente equipado. "Quero mostrar às pessoas que elas não precisam ser limitadas por problemas físicos se não tiverem limitações de espírito".

Geraldo Nogueira é subsecretário da Pessoa com Deficiência no Município do Rio de Janeiro

Você pode gostar
Comentários