Marcus Machado - Divulgação
Marcus MachadoDivulgação
Por Marcus Machado Empresário

Rio - Saiu em janeiro a edição 2018 da importante pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) que apresenta anualmente as 50 empresas mais inovadoras do mundo. Esse estudo apresenta os principais movimentos que grandes organizações estão fazendo para inovar e ocupar seu espaço na sociedade. Quase todas incorporaram tecnologias digitais, inclusive as empresas cujos negócios são considerados conservadores. "Ser digital" é uma tendência generalizada em todas as indústrias.

A inovação, antes uma característica dos que se destacavam no mercado, é hoje ferramenta imprescindível para a sobrevivência de qualquer empresa. Inovar significa criar estratégias diferentes para atingir determinado objetivo e, pode ser considerado sinônimo de adequação, pois é preciso se adequar às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente.

Segmento que se desenvolve no vácuo da revolução que ampliou exponencialmente as possiblidades em tecnologia, comunicação e design, o de mídia exterior ou out of home (OOH) está presente em TVs LCD, painéis de LED, envelopamento de veículos, outdoor e outros. Porém, é preciso criar formatos de comercialização que respeitem os direitos dos consumidores e, além disso, gerar benefícios diretos e indiretos àqueles que são impactados pela publicidade, tais como serviços agregados, sempre em consonância com padrões internacionais no que diz respeito à ecologia.

No primeiro semestre de 2017, o OOH teve o maior crescimento entre todas as mídias no mercado brasileiro, 26%, acumulando cerca de R$ 1,7 bilhão em valores brutos, 2,8% do bolo publicitário, de acordo com o Kantar Ibope Mídia. Parte do crescimento deste mercado está vinculado à revalorização da mídia fora de casa, que oferece maior presença, frequência e continuidade, além de gerar grande repercussão na população.

Os avanços tecnológicos, para cumprirem o propósito de garantirem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade, precisam estar de mãos dadas com a inovação e prestarem relevantes serviços à população.

Marcus Machado é empresário

Você pode gostar
Comentários