Zelito Tringuelê - Divulgação
Zelito TringuelêDivulgação
Por Zelito Tringuelê prefeito do município de Guapimirim

Rio - Que o município do Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa,isto é incontestável.Suas belezas naturais o fizeram ser reconhecido mundialmente. No entanto, o que também devemos constatar são as inúmeras opções históricas, culturais, ambientais e gastronômicas que enumeram diversos locais do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Guapimirim é um bom exemplo disso. Há 75 quilômetros da capital, turistas do Brasil e exterior podem se encantar com suas belezas naturais. Guapimirim tem 70 por cento do município em área de proteção ambiental, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Lá se pode,por exemplo, admirar ou escalar o Dedo de Deus, um paredão rochoso e desnivelado da Serra do Mar, que em seus 1.692 metros de altitude é símbolo do montanhismo no Estado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). É um dos municípios que se destaca por suas inúmeras cachoeiras , além de poços e piscinas naturais que se pode ver percorrendo suas trilhas a pé ou de bicicleta.

Está em seu território a APA (Área de Preservação Ambiental) de Guapimirim onde se localiza a Estação Ecológica da Guanabara (ESEC), primeira unidade de conservação de manguezais do Brasil, lá encontramos entre outras preservações o "berçário" de cerca de 37 espécies de botos e golfinhos da Baía de Guanabara , além de outras ameaçadas como o jacaré-do-papo amarelo, marreca caneleira e o binguatinga.

A gastronomia do município também se destaca entre os melhores quitutes encontrados nos arredores interioranos. Em termos históricos podemos citar duas arquiteturas centenárias do Parque: a casa-sede da antiga fazenda Barreira do Soberbo, abrigando atualmente o Museu Von Martius, em homenagem ao botânico e naturalista alemão Friedrich Philipp Von Martius, com a exposição permanente sobre suas pesquisas e uma maquete de toda a área do parque e a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, construída no século 18, em estilo barroco.

São riquezas paisagísticas e históricas que podem ser conhecidas pelo Portal Descubra Guapi, site cujo conteúdo é exclusivamente turístico, apresentando os atrativos locais, além de reunir, entre outras informações, endereços de restaurantes e pousadas.

Zelito Tringuelê é prefeito do município de Guapimirim

Você pode gostar
Comentários