-
Por Coronel Roberto Robadey Costa Jr Secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio

Rio - O aumento do consumo e a exploração sem controle dos recursos naturais e minerais pelo homem colocam o bem-estar das gerações do futuro em xeque. É preciso pensar na preservação ambiental. É urgente e necessário planejar ações e programas que levem em conta a sustentabilidade econômica, ambiental e social. O Corpo de Bombeiros do Rio entende essa ideia e colocou em prática projetos que cabem bem em um cenário de controle de gastos.

No quartel da Gávea, os bombeiros adotaram medidas como a criação de uma horta hidropônica, responsável pela produção de baixo custo e saudável de hortaliças usadas no dia a dia do "rancho". O "Quartel Verde", como foi apelidado, conta ainda com um minhocário, o reuso de óleo de cozinha e a captação de águas pluviais. Nos seis primeiros meses, por exemplo, a economia foi de cerca de R$ 4 mil. A reserva da chuva é reaproveitada para abastecimento das caixas dos sanitários e para a limpeza das viaturas. No período, foram reutilizados aproximadamente 270 mil litros.

A reciclagem do óleo de cozinha é outra vertente que impacta favoravelmente no orçamento do quartel, mas é o meio ambiente quem realmente ganha com a destinação adequada e sustentável do produto. Atualmente, 90% do produto usado é transformado em detergente e sabonete líquido para uso nos banheiros e no refeitório, deixando de ser descartado na natureza.

A captação de águas pluviais também chegou ao quartel de Petrópolis. A redução de custos da unidade chegou a 20% com a iniciativa de canalização e de reservatório montados pelos militares. O Grupamento Marítimo de Itaipu, em Niterói, mantém uma horta, onde são plantados os temperos utilizados na alimentação da tropa.

Já o Quartel Central da corporação aderiu à coleta seletiva, seguindo a regra dos 3 "Rs" da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Um ecoponto foi instalado para estimular a separação de metal, plástico, papel e vidro.

Essas iniciativas sustentáveis serão levadas a todas as 114 unidades operacionais da corporação. Muito mais do que se reinventarem em atitudes, os bombeiros, que são referências de coragem e determinação, também dão exemplos de conscientização. E, ainda, são multiplicadores das ações fora dos muros dos quartéis.

Coronel Roberto Robadey Costa Jr é Secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio

Você pode gostar
Comentários