Cid Benjamin, colunista do DIA - Divulgação
Cid Benjamin, colunista do DIADivulgação
Por Cid Benjamin Jornalista

Rio - Cena 1.

Há poucos dias um jornal do Rio deu o seguinte título para uma notícia que publicou: "Troca de tiros na Rocinha assusta moradores da Gávea".

A frase retratava uma realidade. De fato, moradores de um bairro próximo à favela se assustaram porque seus apartamentos poderiam ser atingidos por uma bala perdida. Mas, o que dizer de quem vivia na própria Rocinha, com uma guerra diante da porta e em meio a tiros de fuzil que poderiam ultrapassar as frágeis paredes de casa?

Para o jornal, porém, esse drama aparentemente era secundário.

Cena 2.

Na semana passada um respeitado colunista referiu-se, num artigo que publicou em jornal carioca, ao desconforto causado pela visão dos dependentes de droga da chamada Cracolândia, na capital paulista, vistos a partir de um apartamento nas proximidades. E falou no "drama cotidiano dos moradores que são obrigados a ver um cenário de horror de suas janelas".

De fato, ver da janela de casa seres humanos reduzidos a zumbis deve ser um horror. Mas, e a vida daqueles mortos-vivos não será um horror ainda maior?

Para o colunista, tudo indica que não.

Cena 3.

O prefeito Marcelo Crivella começou, nos últimos dias, a pintar a fachada das casas da Rocinha voltadas para a autoestrada Lagoa-Barra, com o objetivo de causar boa impressão a quem passa de carro diante da favela.

Ora, na Rocinha moram mais de cem mil pessoas e a comunidade não tem saneamento básico. As crianças convivem com esgoto a céu aberto. Resolver esse problema não será mais importante do que pintar a fachada de casas?

Para o prefeito, parece que não.

O repórter que fez o título da notícia sobre o tiroteio na Rocinha, o colunista que lembrou o horror que é o vista dos dependentes de crack ou o prefeito preocupado em melhorar a imagem da favela aos olhos de quem vai de carro para a Barra não são, necessariamente, pessoas insensíveis. Não duvido que sejam capazes de se dar conta do absurdo que disseram e voltem atrás.

De qualquer forma, os três episódios refletem o embrutecimento de uma sociedade que oprime o povo pobre e trabalhador, sem que muita gente não se dê conta disso.

Afinal, como diz o samba de Haroldo Barbosa e Luís Reis, gravado por Chico Buarque: "A dor da gente não sai no jornal".

Cid Benjamin é jornalista

Você pode gostar
Comentários