Roberto Muylaert, colunista do DIA - Divulgação
Roberto Muylaert, colunista do DIADivulgação
Por O Dia

Rio - Donald Trump tem semelhanças importantes com o líder nazista Adolf Hitler, apesar dos 84 anos de diferença entre ambos na chegada ao poder. O ideário do ditador nazista, que no início da trajetória conquistou o poder em eleições livres, está todo em seu livro Mein Kampf, escrito em 1925. Ali está a sua determinação de conquistar territórios no continente europeu, já que a conquista de colônias em continentes mais atrasados, como a África, já estava completada, em especial por França e Inglaterra.

A perseguição aos judeus também estava explicitada, assim como o seu desejo de se unir à Inglaterra, fato que perseguiu até o fim, sem sucesso, graças à determinação de Winston Churchill. O fracasso numa aliança em separado com a Inglaterra foi um dos fatores responsáveis por sua derrota após a invasão da Rússia (vide a Batalha Aérea da Inglaterra e a retirada de Dunquerque).

Também a industrialização da Alemanha, voltada para a guerra, e o consequente fim do desemprego no país, estão contidos no livro.

No caso de Donald Trump, é fácil perceber que tudo que ele prometeu em sua campanha eleitoral vem sendo cumprido, como uma lista que vai sendo ticada: O muro separando EUA e México, é tema que segue em sua pauta, embora o orçamento seja um pouco assustador, mesmo para a economia Americana: 25 bilhões de dólares, para um trecho ainda não murado de 2154 km, de um total de 3200 km de fronteira.

Substituição do Obamacare por outro plano de saúde. Nesse quesito Trump se enrolou e criou confusão e insegurança até agora. Barreiras a imigrantes muçulmanos, ele não conseguiu como pretendia, mas está infernizando a vida de todo imigrante legal ou ilegal, permanente ou temporário.

Há caso de estudantes com visto de permanência de um ano, que não conseguem entrar no país depois de uma saída de poucos dias. E os filhos de imigrantes que vieram crianças para o país e estão sendo expulsos como adultos. Retirada dos EUA de parcerias de livre comércio, clima, e de tratados políticos, missão cumprida por Trump, como ao sair do Acordo de Paris, do NAFTA, e agora do acordo de desnuclearização do Irã. Como Hitler, que considerava os acordos que assinava como pedaços de papel a serem rasgados. (Continua)

Roberto Muylaert é jornalista e editor

Você pode gostar
Comentários