Ana Cecília Romeu, publicitária e escritora, colunista do DIA
 - Divulgação
Ana Cecília Romeu, publicitária e escritora, colunista do DIA Divulgação
Por Ana Cecília Romeu Publicitária e escritora

Rio - Ao fazer a caminhada matinal no bairro, observei uma senhora lavando sua calçada com mangueira de jato generoso. Mais de trinta minutos depois, passei novamente e agora a tal senhora aguava a grama da mesma forma. De imediato, pensei nos tantos litros de água desperdiçados.

Se um conto de fadas fosse escrito a priori da sustentabilidade, enfoque cada vez mais atual e oportuno, é provável que a bruxa malvada ou o feiticeiro vilão utilizassem vassoura hidráulica.

A princesa como boa mocinha informada se preocuparia em tomar banhos rápidos e em escolher cosméticos de marcas que não testam em animais; compraria vestimentas e produtos que não utilizam trabalho escravo. O príncipe chegaria mesmo de cavalo, para não ser responsável por expelir gás carbônico na atmosfera e ainda consideraria o alto preço da gasolina como fator decisivo. Ao se deslocar mais rápido, usaria uma bela carroça com mais cavalos; e nos fins de semana, os passeios de bicicleta com a família manteriam a boa forma e saúde.

No nosso conto sustentável, a fada madrinha também teria papel definitivo. Orientaria a família real sobre o uso de placas solares para o aquecimento da água; desligar as luzes ao sair dos aposentos e outros recintos; explicaria sobre a separação do lixo reciclado do orgânico; e igualmente aos súditos, recomendaria, entre outras coisas, que a água utilizada para lavar as louças poderia ser depositada em um balde que, uma vez cheio, seria aproveitado para regar as plantas e flores do imenso jardim. Aconselharia à família a construção de uma cisterna para aproveitamento da água da chuva; e como lazer e aprendizado o feitio e manutenção de uma horta, e o plantio de mais árvores em conjunto com os filhos herdeiros.

A verdade é que todos nós temos nosso "castelo", ninho, lar, o primeiro e último cenário do dia em que podemos tomar decisões que colaborem com a natureza e a vida no planeta.

Apesar de pagarmos pela água e pela luz, elas não são de nossa propriedade. Fazem parte de um todo chamado ecossistema, ao qual devemos respeito e a partilha com os outros. Assim como o que nada nos custa, o ar, o sol e tudo o que nos habita.

Ana Cecília Romeu é publicitária e escritora

Você pode gostar
Comentários