OAB: eleição em campo

.

Por Continentino Porto Jornalista e diretor do SJPERJ

Continentino Porto, colunista do DIA
Continentino Porto, colunista do DIA -

A pré-campanha da OAB Niterói - 17 mil advogados inscritos - revela contornos inéditos. Ao mesmo tempo não estamos, pois, diante de novidade alguma, muito menos de um fenômeno eleitoral. Nesse aspecto, estamos diante de uma oportunidade de ouro, de escolher um candidato que apresente um programa que mostre a nova cara da OAB niteroiense.

Nesse aspecto, se há alguém que possa sustentar um programa que deva incorporar as reivindicações dos advogados niteroienses na área jurídica, política e social, pelo visto, se há alguém que invoca um processo pelos direitos democráticos é o candidato Augusto Nunes, que defende uma ampla reforma. E, por isso, propõe:

Criar um polo irradiador de cultura jurídica, que torne a OAB uma referência nacional; convênio com a AASP- Associação dos advogados em São Paulo, a maior da América Latina; com a "OAB" americana, tendo em vista a qualidade do brasileiro que vive nos Estados Unidos, e as empresas de lá que procure o Brasil para se estabelecer, promova ainda parceria entre os nossos escritórios e de outros países, criando inúmeras oportunidades de trabalho para o advogado de Niterói.

A questão não é só de ser um advogado de Niterói. Mas, no geral, quem se apresenta, no momento, com um currículo que tem incorporado na sua carreira, o curso de economia, pós-graduação em educação para o Magistério; doutorado em direito privado pela Universidade Nacional de Lomads de Zomora- UNLZ- Buenos Ayres, Argentina (Pública); professor convidado do Sistema FIRJAN/SENAI; professor convidado do Instituto de Executivos de Finanças (IBEF-RJ); professor convidado do Instituto brasileiro de Mercado de Capitais-IBMEC- teve atuação no Tranding Departamente da Merchant Companhia de Comércio Exterior com atuação na negociação e venda de café verde para o mercado externo, fixando preços nas bolsas de Nova York e Londres.

Não tem sido muito difícil nominar os dois outros candidatos - Cláudio Vianna e Pedro Cesar Gennj- O primeiro, defendendo a igualdade, liberdade e, acima de tudo, respeito aos direitos individuais e sociais. Já o segundo, apresentou em ato público na Câmara de Vereadores de Niterói, o projeto da construção do edifício Garagem para os advogados.

Na verdade, a questão é que a bola já está rodando no campo. E o eleitor advogado é que vai apitar. 

Comentários

Últimas de Opinião