Por Bianca Acampora Doutora em Ciências da Educação

Atualmente, crianças e adolescentes são submetidos, cada vez mais cedo, a conteúdos, provas e exames. As escolas estão cobrando mais exercícios, repetição e testes visando nota. Este tipo de ensino é direcionado somente ao desenvolvimento cognitivo. Em consequência, temos cada vez mais jovens que apresentam dificuldades de se socializar, de entender seus limites, suas possibilidades e de se autoconhecer.

Atualmente tem-se crianças e jovens que dominam o conteúdo escolar, tiram boas notas, mas não sabem lidar com situações adversas, desconhecem a si mesmos e a seus sentimentos, ocasionando alto índice de depressão, com sintomas como tristeza, isolamento, automutilação etc.

A família, a escola e os professores têm papel fundamental neste processo, auxiliando a desenvolverem habilidades e competências socioemocionais. Ressalta-se que esse aspecto está diretamente ligado ao cognitivo, funcionando o primeiro como catalizador do segundo. Sendo assim, a afetividade e os sentimentos estão diretamente interligados à aprendizagem.

É muito importante que o estudante se desenvolva como ser biopsicossocial e as competências socioemocionais auxiliam neste processo. Através do ensino destas competências, as crianças e adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável. Além disto, fazer-se respeitar, respeitar ao outro e aos direitos humanos.

Os professores podem trabalhar diferentes atividades para o desenvolvimento das competências socioemocionais: propiciar espaços de fala sobre as emoções e sentimentos; desenvolver atividades que envolvam o respeito a si mesmo e ao outro; promover aulas por meio de oficinas; promover e incentivar pesquisas de práticas socioemocionais e realizar a mensuração dos seus resultados.

As competências mais usadas são: empatia, felicidade, autoestima, ética, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.

O desenvolvimento dessas habilidades e competências sempre foi objetivo da Educacao. Assim, a escola cumprirá seu verdadeiro papel: preparar para a vida!

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