Frei David: Pergunto aos meus familiares...

Não precisamos criar mais presídios e, sim, mais universidades! Vamos vencer as estatísticas da violência e vocês, meus parentes, ainda poderão ser partícipes deste sucesso!

Por Frei David Da ONG Educafro e franciscano

Frei David: próxima etapa de denúncias em fraudes no sistema de cotas será em universidades do Rio de Janeiro
Frei David: próxima etapa de denúncias em fraudes no sistema de cotas será em universidades do Rio de Janeiro -

Rio - Vocês me conhecem muito bem e sempre elogiaram o trabalho que, por 41 anos desenvolvo na Educafro, que consiste em estar do lado do povo negro, conquistando o direito à igualdade, apontando para uma sociedade brasileira mais equilibrada. Nossa mãe e nossa irmã que partiram para Deus, assim como vocês, amam muito o trabalho que desenvolvo junto à população negra. Tudo o que fiz foi também motivado pelo entusiasmo de nossa mãe e nossa irmã falecidas. Agora estou assustado: com a avalanche das fake news recebida por vocês, meus parentes, parte considerável está indecisa e pensa em votar contra as politicas públicas de inclusão...Por que?

Um candidato afirmou que vai usar suas forças politicas para acabar com todas as politicas de ações afirmativas: as cotas. A fonte desta noticia é a emissora Cidade Verde, do Piauí, no dia 24 de outubro. Ele foi mais amplo no seu ódio e garantiu que vai acabar com as politicas públicas para mulheres e outros segmentos. Os deficientes também? Se o povo negro é vítima da falta de politicas públicas, agora que as conquistamos, não é justo perdê-las! Se o Brasil é um dos países que mais discrimina as mulheres, agora que conquistamos cotas na politica para as mulheres, não é justo perdê-las.

Vocês meus parentes não irão permitir que este trabalho seja desmontado por um candidato que não respeita a democracia e disse que vai acabar com as politicas que geraram o combate às exclusões.

As Ações Afirmativas são politica de Estado e um presidente não poderia acabar com elas. No entanto, a grande maioria dos Deputados e Senadores do "Centrão', eleitos ou reeleitos, já estão beijando as mãos de um certo candidato e irão colocar os seus cargos no Congresso a serviço das pautas deste candidato, contra o povo negro. Mas vocês sempre apoiaram esta politica de inclusão!

O povo, sabiamente, não reelegeu vários políticos perigosos, mas outros conseguiram e já declararam que irão somar-se às propostas contra o povo negro. Ou seja: tudo vai continuar igual ou pior, pois os direitos dos pobres, mulheres, negros, deficientes, protegidos pela nossa Constituição cidadã, estão ameaçados. Basta ter a maioria no Congresso (e vai ter)

Faço um apelo aos meus familiares e amigos. Sabemos que muitos políticos erraram e as pessoas ideais para a função de presidente nem se candidataram. Nas minhas conversas com vocês, fiquei espantado com o poder das fake news nas mentes de vocês. As fake news fizeram um estrago nas eleições dos EUA, mas vocês, meus familiares, não irão cair nas armadilhas das fake news. Vocês são pessoas preparadas e capazes! Vou acreditar na capacidade de vocês recuperarem a razão e pensar no que é menos pior para o Brasil e para o povo negro.

Vocês sabem o quanto quero o bem de vocês! Sabem que me empenho por uma humanidade mais justa, por um Brasil sem corrupção e pela renovação politica. Lutando por essas conquistas, vocês me apoiaram e isto me dava mais energias. Agora todo este trabalho está ameaçado? O candidato que se apresenta como o melhor não me inspirou confiança e vai prejudicar os indígenas, negros, mulheres e outros setores preferidos do Reino de Deus. Dedico minha vida à luta pela igualdade de direitos entre negros e brancos! Isto é puro Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, na sua essência! E vocês sempre acreditaram nos Evangelhos! Sinto que a vitória que obtivemos até aqui é a ação de Deus em nós, no vigor de São Francisco de Assis! Vejo como grande ilusão votar só por desespero! Não comentam este erro! Somos o pais do mundo que mais avançou rumo à construção da verdadeira igualdade entre negros e brancos, via políticas públicas, sem violência, sem pegar em armas!

A matança de jovens negros poderá se resolver continuando a dar a estes jovens a oportunidade de ingressar nas universidade! Acabo de voltar de um forte trabalho na Universidade Federal de Pelotas (RS) e lá conversei com vários jovens negros e negras - aqui da periferia de São Paulo - que fazem Engenharia e outros cursos: por lá todos estavam à beira de cair nas mãos do crime, quando moravam em São Paulo! Foram resgatados pelo ingresso nas universidades Federais. Com as Ações Afirmativas, construímos uma das mais bem sucedidas revoluções do mundo. Não precisamos criar mais presídios e, sim, mais universidades! Vamos vencer as estatísticas da violência e vocês, meus parentes, ainda poderão ser partícipes deste sucesso!

Frei David é da ONG Educafro e franciscano

Galeria de Fotos

Frei David: próxima etapa de denúncias em fraudes no sistema de cotas será em universidades do Rio de Janeiro Divulgação
Marcos Espínola Divulgação

Comentários

Últimas de Opinião