opina21nov - ARTE O DIA
opina21novARTE O DIA
Por Wagner Victer

Os mais renomados especialistas em Educação do mundo são unânimes em afirmar que o estudo do Empreendedorismo beneficia alunos de todas as classes sociais, independente do país e da economia local. A explicação é que estudar Empreendedorismo melhora o raciocínio lógico, desenvolve a criatividade e incentiva a pensar de forma inovadora na solução de problemas e de novos desafios.

O vencedor de três prêmios Pulitzer (1983, 1988 e 2002), Thomas Friedman, é um dos maiores entusiastas do Empreendedorismo, pois suas pesquisas indicam que o avanço da tecnologia está progressivamente acabando com empregos típicos de gerações passadas e extinguindo de vez alguns setores inteiros.

Outro que compactua deste ponto de vista é o ex-executivo do Facebook, Antonio Garcia Martínez, que afirma que o avanço acelerado da mescla entre automação e inteligência artificial alterará de forma definitiva a economia global, fazendo com que empregos tradicionais sejam extintos em escala massiva. Nesta conjuntura, ambos são unânimes em afirmar que o estudo do Empreendedorismo tem ensinado e incentivado os jovens a inovar e criar suas próprias carreiras.

Se analisarmos países onde o Empreendedorismo já está consolidado, podemos ver claramente o poder transformador que este setor tem na vida das pessoas e na economia como um todo. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2009, apenas 19 estados ministravam Empreendedorismo no Ensino Básico. Em 2015, o número de estados subiu para 42. A partir de 2018, os cursos de Empreendedorismo associados ao Ensino Médio tornaram-se obrigatórios. Antenado a esta tendência mundial e sempre em busca das melhores práticas, o governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, acaba de atingir uma importante marca, quando, em 31 de outubro, abriu matriculas para mais 73 novas escolas estaduais de Tempo Integral Profissionalizante de Técnico em Administração, com ênfase em Empreendedorismo. Com isso, passamos a ofertar esta modalidade em 154 escolas da rede estadual em todo território fluminense.

O grande fator de transformação que este projeto traz é preparar os alunos da rede estadual de ensino para ingressarem no setor de Serviços. Afinal, este é um dos segmentos da economia que mais gera oportunidades de emprego para jovens em nosso estado, não só na Região Metropolitana como no interior.

Com as 154 novas escolas de Técnico de Administração com Ênfase em Empreendedorismo, teremos, no Rio de Janeiro, o maior programa de formação profissional associado ao Ensino Médio do Brasil formando jovens empreendedores em 88 das 92 cidades do nosso estado.

A formação desses alunos em tempo integral é diferenciada, pois são nove tempos diários de aula com quatro refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Estas escolas também contam com carga horária adicional de 30% em Matemática e em Português, 100% em Língua Estrangeira (Inglês) e com quatro disciplinas técnicas voltadas à área de Administração e Negócios, ensinando desde como constituir uma microempresa até executar seu projeto de vida.

Outro grande avanço deste modelo é que os alunos que concluírem os estudos nessas escolas também terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA). Os jovens estarão preparados por professores capacitados pelo Sebrae e pelo Instituto Ayrton Senna e com apoio em Matemática Financeira pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Terão especialização para exercer atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo. Além disso, os alunos receberão Carteira de Identidade Profissional, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração. A iniciativa aumentará a oferta de oportunidades para os jovens, que já sairão com ampla aceitação no mercado de trabalho.

Você pode gostar
Comentários