Nilo Sergio Felix - Sandro Vox / Agência O Dia
Nilo Sergio FelixSandro Vox / Agência O Dia
Por Nilo Sergio Felix Secretário de Estado de Turismo

Rio - Réveillon e Carnaval sempre foram festas tradicionais do Rio de Janeiro por receberam milhões de turistas durante a sua realização. No entanto, o calendário de eventos do estado vem crescendo ano a ano, gerando milhares de empregos e investimentos na economia das cidades fluminenses.

São centenas de atrações que levam milhares de visitantes para o interior, que vêm crescendo e fortalecendo a economia das cidades e a atividade turística. Vinte e sete deles conquistaram espaço no calendário 'Rio de Janeiro a Janeiro', proposto pelo Ministério da Cultura e apoiado pela Secretaria de Estado de Turismo.

Petrópolis sempre investiu na promoção de festas. A proximidade com a capital, a excelente rede hoteleira e os inúmeros atrativos históricos auxiliam este processo. Há cerca de dois anos, o trabalho foi intensificado.

A Bauernfest - Festa do Colono Alemão realizada em 2015 recebeu mais de 250 mil turistas e moradores, movimentando em R$ 33 milhões a economia local. Já em 2017, o público foi de 320 mil pessoas, que injetaram R$ 40 milhões.

Na mesma região, Nova Friburgo atrai, anualmente, cerca de 8 mil pessoas com o Festival de Inverno, movimentando aproximadamente R$1 milhão e 800 mil.

Na Costa do Sol, Rio das Ostras se destaca com o Jazz & Blues Festival. São 15 anos recebendo mais de 10 mil pessoas. Segundo a Fundação Getulio Vargas, a festa injeta em média R$ 14 milhões durante o período de realização. Já o Festival Gastronômico de Búzios leva cerca de 24 mil visitantes à cidade. Com a participação de 70 restaurantes, gerando mais de 500 empregos, injetou mais de R$ 22 milhões na economia local.

O mesmo acontece com o Festival Vale do Café, que recebeu, este ano, 15 mil visitantes durante os dez dias da 16ª edição. O evento, com ampla programação realizada nas históricas fazendas produtoras de café no século XIX, praças e igrejas, injeta R$ 24 milhões na economia.

A Flip - Feira Literária Internacional de Paraty também é outro destaque. Mais de 25 mil pessoas estiveram em Paraty, lotando os hotéis e movimentando mais de R$ 39 milhões.

É importante lembrar que os eventos são de fundamental importância não apenas no período em que são realizados. Os visitantes que se dirigem a essas cidades, por conta das festas, aproveitam a oportunidade para conhecer os atrativos turísticos dos destinos e passam a ser divulgadores desse potencial. Nada mais respeitável do que a propaganda boca a boca, que desperta o desejo e a curiosidade de viajar para conhecer o interior fluminense.

Quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto.

Nilo Sergio Felix é Secretário de Estado de Turismo

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