Por O Dia

A tecnologia da informação afeta em todos os aspectos da atividade humana e, com a educação, seu impacto é inevitável. Um cidadão digitalmente alfabetizado será capaz de aprender e assumir a responsabilidade por seu aprendizado, o que resultará, por consequência, na percepção da necessidade de mais equipamentos e ferramentas que auxiliem no ciclo de aprendizado.
Com a tecnologia da informação, os estudantes podem decidir sobre o estudo, o horário, o local e os recursos. No ambiente digital, os alunos podem compartilhar suas ideias e experiências e ainda contar com a ajuda de outros alunos e professores. A sala de aula digital compreende todas as formas de ensino e aprendizagem apoiada eletronicamente.
De acordo com o último Censo da Educação Superior, existem mais de um milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância no Brasil e o número não para de crescer. A modalidade de ensino tem tornado possível o sonho do diploma para muitas pessoas que antes não tinham acesso a uma universidade, seja por morarem longe dos grandes centros, por falta de tempo ou de condições para se locomover até a faculdade todos os dias. Abaixo as razões para utilizar recursos de aprendizado digital:
1-Os alunos estão interagindo com a tecnologia constantemente fora da sala de aula e isso tornou-se parte do estilo de vida delas. 2-O movimento tecnológico foi implementado no ensino, bem como em outros empregos profissionais. É fundamental para a docência considerar a tecnologia uma necessidade para o ambiente de aprendizagem. 3-As crianças conhecem a tecnologia melhor do que a maioria dos adultos. Tornou-se a maneira mais fácil de aprender, porque é parte integrante de sua vida. 4- Sabemos que cada indivíduo aprende no seu próprio ritmo. Com a integração da tecnologia na educação, os alunos têm a capacidade de desacelerar e retomar lições e conceitos. 5- Ter acesso a outras informações fora do livro possibilita aos alunos muitas maneiras diferentes de aprender um conceito. Os docentes podem criar formas criativas de ensinar seus alunos que os mantêm envolvidos. 6-Quando os professores integram efetivamente a tecnologia em áreas temáticas, assumem funções de consultor, especialista em conteúdo e/ou coach. A tecnologia ajuda a tornar o ensino e a aprendizagem mais significativos e estimulantes. 7- Testar o conhecimento do aluno diversas vezes ou simular o ambiente de prova de forma online não é futuro e sim, o presente. Avaliação do desempenho dos alunos pode ser feito a qualquer momento com a tecnologia. 8- Computadores, tablets e outras formas de tecnologia trazem vários recursos além do livro. 9- Os estudantes desta geração são considerados aprendizes tecnológicos. Eles aprendem melhor sendo mais interativos e a tecnologia é o que os ajuda nesta caminhada. 10- Quer gostemos ou não, a tecnologia é um conceito essencial para aprender. Como muda rapidamente, é melhor que aprendam sobre isso mais cedo.
Aos docentes que não sabem como integrar melhor a tecnologia à sala de aula, recomenda-se que eles comecem com as ferramentas que usam todos os dias, como e-mail ou mídia social. Já os alunos, precisarão ser bons comunicadores para discutir, compartilhar suas ideias, demostrar habilidades e serem capazes de trabalhar em conjunto.
Marcelo Ferreira é Gerente de Inovação de Ensino Digital do Grupo Estácio.

Você pode gostar
Comentários