Monica Portella: O reconhecimento das forças humanas

Especialistas sabem identificar a tentar suprir as lacunas de competência de seus funcionários e colaboradores

Por O Dia

Identificar e desenvolver forças humanas é fundamental. Primeiramente, para aumentar o bem estar e a felicidade das pessoas. Ao trabalharmos nossas forças , empregando as mesmas no dia a dia, podemos ser mais eficazes e felizes. Isso , por sua vez, ajuda a aumentar o bem estar. Em segundo lugar, identificar as forças ajuda a aumentar o bem estar. Algumas pessoas se tornaram especialistass em identificar a tentar suprir as lacunas de competência de seus funcionários e colaboradores, por meio de treinamento. Desta maneira, ao trabalhar com a mentalidade ultrapassada de procurar corrigir , ou melhor das hipóteses, administrar os pontos francos, as empresas despacham os funcionários para treinamento para que suas fraquezas sejam corrigidas.

Por outro lado, algumas empresas passaram a adotar e a trabalhar com os pontos fortes, empregando novas premissas :os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos. O maior potencial para o crescimento de cada pessoa está nos seus pontos fortes. Os talentos são definidos como padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento e comportamento , que possam ser aplicados de forma produtiva e manifestados em experiência de vida, caracterizados por anseios, aprendizagem rápida, satisfação e atemporalidade. Os talentos são considerados inatos, uma espécie de matéria prima indispensável para o desenvolvimento de pontos fortes.

De acordo com a definição , mesmo traços, a primeira vista negativos, podem ser chamados de talento, caso possam ser usados de maneira produtiva. Por exemplo, a meticulosidade e o detalhismo podem ser talentos, se a pessoa se encontrar em uma função onde é necessário observar detalhes e ser meticulosa.

Uma consciência e um entendimento de seus talentos inatos proporcionarão uma visão clara e objetiva das principais razoes por taz de seus êxitos constantes. Pontos fortes são definidos como a capacidade de se ter um desempenho constante, quase perfeito, em uma determinada tarefa. Não é possível desenvolver um ponto forte por meio da prática e da repetição. Para desenvolver um ponto forte é necessário aprimorar os talentos, como conhecimento e técnica. Enquanto os talentos são inatos, conhecimento e técnica podem ser adquiridos.

Em muitas funções, podemos adquirir o conhecimento e as técnicas necessárias para um bom desempenho. Com isso, estaremos desenvolvendo uma habilidade, não um ponto forte. Sem um talento,aprender uma técnica o levará a desenvolver uma habilidade ou o ajudará a ficar um pouco melhor naquela atividade. Na pior das hipóteses, tentar aprender uma técnica poderá estressá-lo ou exauri-lo.

Desenvolvendo seus pontos fortes e talentos, certamente seu desempenho profissional e qualidade de vida irão melhorar.

 

 

 

Comentários