Detran - Reprodução
DetranReprodução
Por O Dia

Rio - O Detran começa a partir de abril uma nova fiscalização de segurança veicular: o Detran Seguro. Mais moderna e eficaz, visa a dar praticidade à população. Por isso, a fiscalização será feita nas ruas, economizando tempo e gerando mais conforto para os cerca de 4 milhões de proprietários de veículos que precisavam se deslocar ao posto a cada ano para o licenciamento anual.

As fiscalizações serão totalmente seguras. Filmadas, as imagens serão transferidas para uma central de monitoramento que, além de verificar a lisura das ações dos nossos fiscais, checará também online a situação do veículo. Tudo isso graças ao leitor digital de placas que, através da ‘nuvem’, cruzará a combinação alfanumérica com os dados relacionados à placa na base do Detran. Dessa forma, ajudará a seleção de veículos com problemas. Uma forma racional e moderna de usar a tecnologia a favor do cidadão.

Sobre os itens a serem verificados pela operação Detran Seguro, não há risco. Foram escolhidos os que garantem o bom funcionamento do veículo e que os motoristas responsáveis já ficam atentos no dia a dia porque direção também é cuidar de si, da sua família e dos outros. São eles: pneus, lataria, placas, sistema de iluminação e sinalização, vidros, películas e aferição de gazes.

Os próprios critérios de verificação são objetivos e os problemas que puderem ser resolvidos no próprio momento da checagem terão essa possibilidade assegurada por resolução do Detran. Todos os fiscais também passaram por treinamento para modernizar a prática de abordagem e as mudanças são feitas conforme as leis. 

As blitzen alcançarão todo o estado e serão estruturadas com intervalos de tempo razoável em cada região. Aqueles que ficarem retidos poderão retornar ao posto de vistoria da região em que foram abordados no prazo de três a sete dias úteis. Com o problema sanado e a estadia paga, os veículos serão liberados.

Essa é mais uma ação da nova realidade do Detran. Desde janeiro, o órgão mudou processos e procedimentos para servir bem à população. Mais do que nova direção, o que conta são as ações implantadas. Regras claras para os serviços a serem prestados e para os pagamentos efetivados. Tudo está mudando no Detran para dar mais comodidade e segurança a você. Se todos fizerem a sua parte, teremos um trânsito mais seguro e no fim menos acidentes e mortes nas nossas ruas.

 

Luiz Carlos das Neves é presidente do Detran.

Você pode gostar
Comentários